RESENHA CRTICA: Sem Flego (Wonderstruck)

O fato que o roteiro muito infeliz, cheio de vais e vens, momentos bvios ou mortos

03/01/2018 13:12 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Sem Fôlego (Wonderstruck)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Sem Fôlego (Wonderstruck)

EUA, 17. Direção de Todd Haynes. Oakes Fegley, Millicent Simmonds, Julianne Moore, Michelle Williams, Cory Michael Smith. 117 min. Estreia prevista no Brasil 29 de janeiro.

Apesar de ter sido mal recebido no Festival de Cannes, este filme teve certo prestigio porque seu diretor Todd Haynes tem um público que parecia fiel, por causa de sua carreira curiosa (por exemplo, a preferência pela atriz Julianne Moore, que fez com ele Longe do Paraíso, 02, Carol e aqui tem dois personagens um deles como uma estrela do cinema mudo!). Ela interpreta uma muda e naturalmente se sai muito bem especialmente quando maquiada de mulher mais velha!

A melhor coisa que se pode dizer deste estranho filme é que ele é endereçado a um público mais velho e sofisticado que pode se interessar em visitar museus antigos (há momentos de grande beleza em especial admirando antiguidades das salas vetustas!). Acentuada por uma trilha musical (de Carter Burwell, interminável e exagerada. Por mais que seja bonita, é demais até quando coloca Assim Falou Zaratrusta tocada pelo brasileiro Deodato incluindo a abertura do 2001, uma Odisséia no Espaço.

Também não deixa de ser curioso o fato de que o livro que inspirou o filme foi escrito por Brian Selznick que é justamente o autor de outro sucesso que tem elementos parecidos, no caso a Invenção de Hugo Cabret produzida em 11 por Martin Scorsese. Também é estranho que a atriz que parecia central, Michelle Williams (que aliás se parece muito com o garoto Oakes que faz seu filho infelizmente esse mal interprete!) pois ela some dez minutos depois e deixa-se de aproveitar melhor o ataque dos lobos no inverno! Daí em diante será curioso misturar as duas imagens, inclusive em detalhes de música, de estilo de fotografia (a colorida e barulhenta em Nova York da World Fair de 1964).

O fato é que o roteiro é muito infeliz, cheio de vais e vens (por exemplo, nunca revelar quem era o pai do garoto!) momentos óbvios ou mortos, em particular quando tem que ler papéis porque são mudos! O que podia ser tocante fica redundante ou ridículo (como a amizade sem propósito nascida do ano nada entre o garoto e o garoto local negro e simpático!). Não ajuda que as duas tramas são narradas paralelamente (são dois mudos, mas o problema inicial é com uma menina traumatizada (a garota Millicent Simmonds, de 12 anos, que a interpreta tem realmente dificuldade para falar). Tem momentos bonitos sim. Mas o espectador normal não vai ter paciência de espera-los. Não foi à toa que o filme foi mal de bilheteria lá fora - não chegou a um milhão de dólares de renda - e parece estar fora de qualquer premiação.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro