Assassinato de um Presidente

Junho de 1963. Três empresários poderosos de ideais de direita, ligados ao governo americano, contratam um espião internacional para tramar a morte do presidente John Kennedy, alvo de críticas por manter relações diplomáticas com comunistas

15/02/2018 09:28 Por Felipe Brida
Assassinato de um Presidente

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Assassinato de um Presidente (Executive Action). EUA, 1973, 90 min. Ação/Drama. Colorido. Dirigido por David Miller. Distribuição: Classicline. Disponível em DVD

Baseado no livro de Mark Lane “Rush to judgment”, este intenso thriller político especulativo ficou polêmico na época do lançamento, em 1973, porque tenta provar um complô metodicamente armado por milionários americanos e espiões internacionais para assassinar JFK (ainda hoje motivo de indagações). A informação sobre essa possível trama criminosa caiu como uma bomba na imprensa; saiu de um comentário do presidente Lyndon B. Johnson (que assumiu quando Kennedy morreu), em entrevista, a poucos meses de seu falecimento, em 1973. E é em cima dessa teoria da conspiração que o filme se organiza. Começa cinco meses antes da morte de JFK, em junho de 1963, com três empresários poderosos (Burt Lancaster, Robert Ryan e Will Geer) reunidos para discutir o envolvimento do presidente com a esquerda. Temerosos com o posicionamento de Kennedy, contratam um espião internacional e usam um fuzileiro naval como bode expiatório, Lee Oswald - que oficialmente foi quem atirou contra Kennedy em Dallas (como Oswald foi assassinado dois dias de cometer o crime, ficou declarado pelo relatório da Comissão Warren que agira sozinho).

Os rumos dessa história tétrica, repleta de nuances e filosofias políticas, saíram da mente e das mãos de Dalton Trumbo, roteirista premiado, que morreria pouquíssimo tempo depois. Para deixar didático o filme, com realismo, o diretor David Miller optou por um estilo semi-documental, entremeando na ficção vídeos raros de JFK, entrevistas antigas e fotos, traçando um chamativo paralelo com outros presidentes norte-americanos assassinados - Abraham Lincoln, James Garfield e William McKinley (e outros feridos em ataques, como os presidentes Theodore Roosevelt e Franklin D. Roosevelt).

Uma fita corajosa, amplamente expositiva, de ação e drama, com argumentos questionáveis, super bem realizado como produto de cinema, que polemiza e provoca dúvidas: será que mais gente, incluindo magnatas e governistas, planejou a morte de Kennedy? Assista e tire as próprias conclusões.

Originalmente da Warner Bros, “Assassinato de um presidente” acaba de ser relançado pela Classicline em excelente cópia em DVD.

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro