O Destino Bate a Porta (1946) e O Destino Bate a Sua Porta (1981)

Na California dos anos 30, o romance extraconjugal entre a sexy Cora (Lana Turner) e o amante Frank (John Garfield) desencadeara um maquiav?lico plano de assassinato. No segundo, Frank (Jack Nicholson) recebe uma proposta por acaso, de trabalhar num posto de gasolina junto de um restaurante ? beira da estrada.

09/06/2020 18:06 Por Felipe Brida
O Destino Bate a Porta (1946) e O Destino Bate a Sua Porta (1981)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O destino bate à porta (1946)

 

 

Inegável clássico do cinema noir americano, produzido pela MGM, agora disponível em DVD numa excelente cópia pela Classicline. É o trabalho mais conhecido do diretor e roteirista Tay Garnett, baseado no polêmico livro de James M. Cain – na época do lançamento, tanto do livro (em 1934) quanto o filme (em 1946) quase houve censura, devido ao teor escandaloso (um tórrido romance extraconjugal entre um pobretão e uma garçonete, e o plano que ambos se metem para matar o marido da personagem, para que amante e mulher consigam viver juntos). Cain escreveu vários livros com tramas policiais incisivas, que viraram filmes noir, como “Pacto de sangue” (1944) e “Alma em suplício” (1945, que deu a Joan Crawford o Oscar de atriz).

No cinema noir havia um incrível jogo de luzes, histórias policiais com assassinato e a consequente investigação, as personagens femininas (as “mulheres fatais” do cinema, e Lana Turner foi uma delas) arquitetavam planos diabólicos, onde manipulavam homens aparentemente inocentes para terminar ação, ou seja, era um cinema sério, conflituoso, instigante, com resoluções difíceis (passando longe de finais felizes). Todos os elementos descritos você encontra nesse ótimo exemplo do gênero! Ainda sobre o noir americano, o modelo desse fazer cinema foi inspirado nos primórdios do noir da França do final da década de 30 (Jean Renoir foi um mestre lá na Europa com a abordagem), e nos Estados Unidos esse subgênero policial (intitulado também de “polar”) resistiu por duas décadas (as de 40 e 50), abrindo o campo para um neonoir nos anos 70 e 80 (com diretores como Arthur Penn, Lawrence Kasdan e Bob Rafelson, que realizou uma boa adaptação do livro de Cain, no filme homônimo, de 1981 – veja texto a seguir).

Filmão necessário para os amantes do antigo cinema!

Curiosidade: Três anos antes de “O destino bate à porta”, o italiano Luchino Visconti havia feito uma versão do livro de Cain, “Obsessão” (1943), uma notória obra do Neorrealismo.

 

O destino bate à porta (The postman always rings twice). EUA, 1946, 113 minutos. Drama/Suspense. Preto-e-branco. Dirigido por Tay Garnett. Distribuição: Classicline (DVD de 2019); Warner Bros. (DVD de 2005)

 

 

 

O destino bate à sua porta (1981)

 

 

Terceira versão para o cinema de um polêmico livro de James M. Cain, publicado em 1934, que deu o que falar, pelo teor escandaloso, sobre traição, forte teor sexual e planos de morte. A primeira é a do italiano Luchino Visconti, “Obsessão” (1943), uma fita neorrealista da gênese do movimento na Itália, e a segunda, “O destino bate à porta” (1946), com John Garfield e Lana Turner nos papéis principais.

O dramaturgo David Mamet, roteirista e diretor de “Jogo de emoções” (1987), bolou a boa adaptação do livro de Cain quando no início da carreira. Trouxe ingredientes contemporâneos, ousou ainda mais com momentos calientes entre os amantes da história (agora os ótimos Jack Nicholson e Jessica Lange), e quem dirigiu foi Bob Rafelson, parceiro de velha data de Nicholson, com quem havia trabalhado em “Cada um vive como quer” (1970) e “O dia dos loucos” (1976, também chamado de “O rei da ilusão”). Rafelson acertou em recontar a trama com mais sordidez, e fechou com chave de ouro na questão técnica de seu filme mais lembrado: tem o diretor de fotografia de Ingmar Bergman, Sven Nykvist (num dos poucos trabalhos fora da Suécia), o compositor Michael Small (de duas trilhas famosas do cinema dos anos 70, “Maratona da morte” e “Caçador de morte”), e o montador Graeme Clifford, que depois viria a ser diretor (de “Frances”, com Jessica Lange, por exemplo). Só nisso ganhou pontos, amarrou bem o roteiro, que permanece obscuro e sinistro (perde o fôlego depois da metade, quando entra o julgamento, mas sempre é bom ver Jessica e Nicholson brilhando em cena – além de John Colicos, um grande ator, já falecido).

Para quem gosta de suspense e mistério, uma obra neonoir recomendadíssima! Disponível em DVD e Bluray, pela Warner Bros.

 

O destino bate à porta (The postman always rings twice). EUA, 1981, 122 minutos. Drama/Suspense. Colorido. Dirigido por Bob Rafelson. Distribuição: Warner Bros.

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha

relacionados

Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro