RESENHA CRÍTICA: Ella e John (The Leisure Seeker)

Altamente previsível com sua temática, o diretor Virzi tem dificuldade de se acostumar em fazer um filme muito americano

04/04/2018 17:15 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Ella e John (The Leisure Seeker)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Ella e John (The Leisure Seeker)

Itália, EUA, 17. 1h52 min. Direção de Fabio Virzi. Roteiro de Stephen Amidon, Francesca Archibughi, baseado em livro de Michael Zadorian de 2009. Também roteiro de Virzi e Francesco Piccolo. Com Helen Mirren, Donald Sutherland, Janel Moloney, Christian McKay, Dana Ivey, Dick Gregory.

Esperava-se muito mais deste drama italiano com elenco americano, que é a primeira experiência internacional de um diretor de prestigio na Italia, onde já foi varias vezes premiado. Falo de Paolo Virzi, ainda pouco conhecido por aqui. Por isso acho importante falar de sua biografia, no final deste texto.

Este aqui é o primeiro filme internacional de Virzi que chamou a dupla importante de veteranos, ambos premiados (ela com Oscar, ele com Oscar especial), que tinha pretensões a prêmio (e chegou a ser indicado para o Globo de ouro de atriz), mas foi muito mal recebido pela imprensa americana que ficou decepcionada com o resultado. Ainda assim se você for da terceira idade é possível que aprecie melhor o filme.

Na verdade, pessoalmente eu tenho uma certa rejeição a me envolver com histórias tristes e até trágicas como esta, ainda que com atores notáveis. Sem muita novidade, conta-se a historia de um casal já de bastante idade, casados há 50 anos, sendo que Sutherland é um professor de inglês aposentado, que resolvem sair viajando numa viagem inesquecível usando um velho e fiel RV a que apelidaram de “o que busca lazer” ou algo assim. A idéia deles é sair de Boston e viajar ate um lugar muito especial em Key West, extremo dos EUA, justamente na casa onde viveu o escritor Ernest Hemingway (já estive duas vezes por lá e se trata de um lugar agradável ainda que não memorável). A intenção é que assim vão recuperar o amor entre eles, ainda que a vida tenha mais surpresas.

Altamente previsível com sua temática, o diretor Virzi tem dificuldade de se acostumar em fazer um filme muito americano um “Road trip” que resulta confusa e uma leitura política já que se passa durante as eleições de 2016. Ou seja, é provavelmente o primeiro filme a cutucar o presidente Trump e sua inacreditável campanha. Curiosamente o filme também é temperado por canções conhecidas como It´s Too late de Carole King, Me and Bobby McGee de Janis Joplin, o que tanto pode ser uma coisa boa quanto ruim, dependendo do seu gosto.

 

Paolo Virzi  (1964- )

Roteirista e diretor italiano, nascido em 4 de março em Livorno. Durante a época de colégio, escrevia e dirigia peças de teatro dos colegas. Depois, foi para Roma, onde fez um curso de roteiro no Centro Sperimentale di Cinematografia, tendo aulas com Furio Scarpelli, que se tornaria um mentor para toda a vida. Com o apoio do produtor Angelo Rizzoli, dirigiu seu primeiro longa-metragem, La Bella Vita, lançado em 1994 e premiado no Festival de Veneza. Em 2006, lançou Meu Caso com o Imperador, que quebrou um tabu do cinema italiano, que é o filme histórico. Foi casado com a atriz Paola Tiziana Cruciani, com quem teve uma filha. Conheceu a atriz Micaela Ramazzotti durante as filmagens de Tutta la Vita Davanti, e se casaram em janeiro de 2009.

Filmografia

Diretor: 1994 - La Bella Vita (Claudio Bigagli, Sabrina Ferilli). 1996 - Intolerance (Claudio Ammendola, Fiammetta Baralla). - Ferie d'Agosto (Silvio Orlando, Sabrina Ferilli). 1997 - Ovosodo (Edoardo Gabbriellini, Malcolm Lunghi). 1999 - Baci e Abbracci (Francesco Paolantoni, Massimo Gambacciani) Provino d'Ammissione (CM. Luca Cirasola, Gioia Spaziani). 2002 - My Name is Tanino (Corrado Fortuna, Rachel McAdams). ). 2003 - Caterina va in Città (Alice Teghil, Sergio Castellitto) 2006 - Meu Caso com o Imperador (N . Io e Napoleone. Daniel Auteuil, Monica Bellucci. 2008 - Tutta la Vita Davanti (Sabrina Ferilli, Elio Germano). 2009- L´uomo che a Picchiato La Testa (Doc). 2010- La Prima Cosa Bella (Valério Mastrandea, Stefania Sandrelli).2012- Tutti i Santi Giorni ( Luca Marinelli, Thony).2014-Capital Humano ( Il capitale Umano (Fabrizio Bentivoglio, Valeria Golino). 2016- Loucas de Alegria (Like Crazy ou La pazza Gioia. Valeria Bruni Tedeschi, Micaela Ramazzoti).

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro