RESENHA CRTICA: Podres de Ricos (Crazy Rich Asians)
tTodo o filme extremamente banal fixado numa famlia rica de rapazes e moas bonitonas e neutra
Podres de Ricos (Crazy Rich Asians)
EUA, 18. Roteiro de Peter Chiarelli e Adele Lim baseado em best-seller de Kevin Kwan. Direção de John M.Chu. Com Constance Wu, Henry Golding, Michelle Yeoh, Gemma Chan, Lisa Lu,Awkafina, Harry Shum Jr, Ken Jeong, Sonoya Mizuno, Chris Pang, Jimmy O.Yang, Ronny Chieng, Remy Hii. Nico Santos, Jing Lusi.
Inicialmente esta comédia romântica endereçada ao publico oriental fez uma boa bilheteria nos EUA, mas logo se esvaziou já que não interessa a outro tipo de público. É basicamente uma alegoria turística extremamente comercial e mais preocupada em ilustrar figurinos e roupas sofisticadas, como se essa fosse a maneira de demonstrar que os ricos podem estar por cima embora agindo como qualquer outro milionário. Nem chega a ser direito uma comédia autêntica. Não tem mesmo nenhuma atração especial com atores que sejam famosos ao público leigo, a não ser com duas figuras: a veterana Michelle Yeoh fazendo a mãe vilã (ela é de Peark, Malasia, mas ficou famosa com O Tigre e o Dragão, 007 o Amanhã Nunca Morre, Os Guardiões da Galáxia 2, Memórias de uma Gueixa). O outro nome pseudo engraçado ainda aparece menos, o Ken Jeong que foi figura patética em comédias americanas como Se Beber Não Case I,II III, Transformers O Lado Oculto da Rua.
Ainda assim todo o filme é extremamente banal fixado numa família rica de rapazes e moças bonitonas e neutras, estrelado por Constance Wu (que faz Rachel Wu, a protagonista) como uma oriental que vive em Nova York, mas é rejeitada pela família do noivo muito rico (o apresentador de TV Henry Golding que nasceu na Malásia). Basicamente é apenas isso que se repete em festas decorativas, que celebram a fotogenia de Singapura! Durou pouco nas bilheterias americanas, menos ainda por aqui.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.