Boris Godunov

Houveram muitos filmes sovieticos que contavam a vida do czar Boris Feodorovich Godunov

29/08/2019 19:40 Por Felipe Brida
Boris Godunov

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Boris Godunov (Idem). URSS/Tchecoslováquia/Polônia/Alemanha, 1986, 138 minutos. Drama. Colorido. Dirigido por Sergey Bondarchuk. Distribuição: CPC-Umes Filmes

Houveram muitos filmes soviéticos que contavam a vida do czar Boris Feodorovich Godunov (1551-1605), desde óperas a minisséries, mas nenhuma versão chegou perto desse épico sombrio dirigido por Sergey Bondarchuk, que também interpreta a figura central e ainda escreveu o roteiro, baseado na peça de teatro de Aleksandr Pushkin (um dos maiores poetas do Romantismo Russo). A história de ambição e política funciona bem, tudo se encaixa nessa biografia que remonta os sete anos do czarismo de Godunov, de 1598 até sua morte, em 1605. Um período curto, marcado por truques, dilemas, traições e violência, quando a Rússia se fortalecia como império. Godunov reinou brevemente com apoio dos boiardos (a aristocracia da época). Aos poucos viu os aliados minguarem deixando-o cada vez mais solitário e apreensivo. Um grande número deles passou a acreditar que Godunov havia envenenado o czar anterior, Dimitry, filho de Ivan, o Terrível, para obter a coroa real. Assombrado pelos boatos, Godunov viu seu derradeiro fim, quando um impostor que alegava ser o verdadeiro Dimitry surgiu com respaldo de camponeses insatisfeitos reivindicando por meio de revoltas o poder que lhe pertencia.

O roteiro funcional e direto, com traços das tragédias shakespearianas, encaixa-se como uma luva na trilha sonora brilhante de Vyacheslav Ovchinnikov, falecido este ano, o compositor de “Andrei Rublev” (1966). Utilizaram bem a fotografia de Vadim Yusov, de “Solaris” (1972), recorrendo a uma direção de arte nota 10, de Ilya Amursky, o mesmo de “Sibéria” (1998).

Versátil, Sergey Bondarchuk (1920-1994) era um homem múltiplo na Sétima Arte; atuava, escrevia roteiros e dirigia. É dele “O destino de um homem” (1959) e o longo épico ganhador do Oscar de filme estrangeiro “Guerra e paz” (1966). Foi casado duas vezes, com duas atrizes, primeiro com Inna Makarova (com quem teve uma filha atriz, Natalya Bondarchuk), depois com Irina Skobtseva, e até hoje ocupa forte posição como um dos maiores cineastas russos de todos os tempos. “Boris Godunov” foi o último trabalho dele como diretor e comprova nitidamente o talento do realizador – o filme recebeu indicação à Palma de Ouro em Cannes em 1986.

Ganhou este mês uma excelente edição no Brasil, pela primeira vez lançado em DVD. Saiu pela CPC-Umes Filmes, na série “Cinema Soviético”, em cópia restaurada.

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro