A Vertigem No Vazio

Faz parte do jogo de bilheteria do cinema um filme como O exterminador do futuro: destino sombrio, uma autentica megalomania comercial em filme

31/10/2019 12:56 Por Eron Duarte Fagundes
A Vertigem No Vazio

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

James Cameron, um dos nomes estimados da indústria americana de cinema, dirigiu o primeiro filme em 1984 e depois o que lhe sobreveio em 1991. Agora ele é o produtor. Tim Miller dirige O exterminador do futuro: destino sombrio (Terminator: dark fate; 2019), que resgata das trevas a personagem homem-máquina do ator Arnold Schwarzenegger que sempre fez seus estragos no universo dramático da história policial-futurista e, claro, nas cabeças de seus cativos espectadores, educados pela maneira hollywoodiana de fazer cinema.

Miller é um artesão sem personalidade própria na direção. Faz o que precisa ser feito para manter as plateias habituais da aventura. A narrativa mostra, em seu início, o velho Arnold com seu poder de extermínio, matando o filho adolescente duma mulher. O que se vê depois é a caçada que um outro exterminador, jovem e furioso, empreende para matar uma moça mexicana onde a encontrar; Arnold reaparece, vemos, porém bonzinho e parece arrependido de suas vilanias e truculências antigas, e prefere auxiliar o lado bom humanidade, este ex-exterminador; Arnold passa então a ter uma interpretação incaracterística, e situa-se ao de leve disfarçado sob sua barba.

Faz parte do jogo de bilheteria do cinema um filme como O exterminador do futuro: destino sombrio, uma autêntica megalomania comercial em filme. A vertigem no vazio que caracteriza as acrobacias visuais a que se expõe a produção não deixa de ser delirante. Mas embota os sentidos do espectador, pela forma desorientada e sem função com que tudo é executado. Mas isto não vai importar muito para aquele que já cativado desde o embrião por esta forma narrativa, que se modifica só superficialmente ao longo das décadas; talvez porque as gerações de públicos não mude em sua essência na forma de recepcionar um filme.

 

(Eron Duarte Fagundes – eron@dvdmagazine.com.br)

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1955; mora em Porto Alegre; curte muito cinema e literatura, entre outras artes; escreveu o livro “Uma vida nos cinemas”, publicado pela editora Movimento em 1999, e desde a década de 80 tem seus textos publicados em diversos jornais e outras publicações de cinema em Porto Alegre. E-mail: eron@dvdmagazine.com.br

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro