A Viagem Dantesca de Gilberto

O autor de Divina Rima brilha em sua propria luz

29/07/2022 19:40 Por Eron Duarte Fagundes
A Viagem Dantesca de Gilberto

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

Gilberto Schwartsmann, depois de alguns livros em prosa, faz seu poema. Divina rima (2021), recria, a um olhar do século XXI, a estética e o universo humano de A divina comédia (1472), o longo poema teológico escrito pelo italiano Dante Alighieri e uma das obras máximas da literatura mundial. No prólogo de seu livro, Gilberto conta em versos seus contatos com a obra de Dante, passando por traduções em português e em outras línguas e chegando mesmo ao original italiano. Os versos de Gilberto são estruturados, como os de Dante, em tercetos, ao modo da terza rima que Dante primeira vez engendrou: as rimas entrecruzadas entre os tercetos, criando um ritmo narrativo-poético bastante peculiar. Gilberto diz, modestamente, que seu escopo é levar o leitor à obra de Dante: como Virgílio conduzindo Dante pelo purgatório. Mas o leitor logo vê que Divina rima não se contentará com esta vida à sombra da Comédia dantesca; o poema de Schwartsmann dá suas próprias braçadas, sustenta-se em si mesmo como um ensaio mimético daquilo que Dante fez há séculos. Pode-se dizer, sem temor, que o autor de Divina rima brilha em sua própria luz: independente de o leitor conhecer o original italiano; embora, é claro, este conhecimento prévio possa aumentar o prazer da leitura dos versos brasileiros.

Gilberto —no inferno, no purgatório, no paraíso— se deleita em reencenar, à sua maneira, as caminhadas primitivas do poeta italiano.  “mi ritrovai per una selva oscura”, perde-se ou devaneia Dante na abertura infernal, Gilberto aduz “o poeta sonha, sem esperança e orientação” e “vê ao longe céu e estrelas”, “e’l sol montava ‘n sú con quelle stelle” de fato está em Dante. Este transitar entre Gilberto e Dante pode ser uma das aventuras de leitura que encantam o cérebro do leitor, observar esta paciente reconstrução de signos e metáforas.

Em Dante: Virgílio, o poeta latino, caminha com Dante no purgatório; no paraíso, é Beatriz, a bem-amada, quem guia Dante. Gilberto se deslumbra com as imagens que abrem o éden dantesco, “la gloria di colui che tutto move /per l’universo penetra, e risplende”. Gilberto; “Versos tão lindos! Repletos de imagens tão finas!”. É deste deslumbramento dantesco de Gilberto, em sua viagem, que é feita a matéria cortante de Divina rima. Se Dante conclui com “l’amor che move il sole e l’altre stelle”, Gilberto faz, em seu verso final, já não dentro dum terceto, mas solitário verso, uma profissão de sua interpretação central de Dante, sua religiosidade: “Aceitar a Trindade é o supremo estratagema!” Como se sabe, as dificuldades do homem do século XXI com Dante é de natureza histórica: esta espécie de religiosidade transcendente de que, exatamente assim, já não somos capazes. Divina rima, o belo livro de Gilberto, tenta fazer esta aproximação. Não por acaso, em sua “Nota explicativa”, Gilberto fala da Bíblia Sagrada como equivalente do poema de Dante na impressão que lhe causara ao longo dos anos.

 

(Eron Duarte Fagundes – eron@dvdmagazine.com.br)

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1955; mora em Porto Alegre; curte muito cinema e literatura, entre outras artes; escreveu o livro ?Uma vida nos cinemas?, publicado pela editora Movimento em 1999, e desde a década de 80 tem seus textos publicados em diversos jornais e outras publicações de cinema em Porto Alegre. E-mail: eron@dvdmagazine.com.br

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro