As Personagens do S?culo XX
Resta saber, unindo o original frances a sua traducao, que relacao ha entre a morte de Barthes e a setima funcao da linguagem


O narrador do francês Laurent Binet se diverte com o ambiente intelectual do século XX em Quem matou Roland Barthes? (La septième fonction du langage; 2015). Binet propõe um romance em que escritores e pensadores famosos de nosso tempo se enleiam em tramas inventadas pelo narrador, ardiloso e malicioso; Philippe Sollers, Jacques Derrida, Louis Althousser, Foucault, Deleuze, Sartre se envolvem aqui em episódios ficcionais, e algumas vezes por ali aparecem políticos como Mitterrand e Giscard. Binet faz um processo narrativo de ocultamento, esquivo: as ideias dos indivíduos que originaram as personagens determinam o andar da carruagem, o lado farsesco e o lado policial, e o que o leitor depara é um rosário de citações a quem o senso de narrativa literária de Binet dá a medida certa, despojando o arcabouço de sua aridez original.
O ponto inicial é o atropelamento do semiólogo francês Roland Barthes. Qual é o signo desta morte, que se mata com o fim do cérebro de Barthes? Por que o romancista Sollers e o filósofo Derrida se opõem? Estariam mesmo os conceitos de Derrida tornando sem sentido a arte de Sollers? Binet diverte-se com as questões; mas não é um divertimento tão somente no sentido comercial: aprofunda-se, reconstrói-se, é tão sério quanto pode ser uma farsa.
Se as personagens já são citações, estas citações também podem surgir mais diretamente no texto. O narrador recorre a um texto do linguista suíço Ferdinand de Saussure, despejando uma longa referência de Curso de linguística geral; o narrador se encanta tanto com as divagações de Saussure, que acaba anotando: “Eu gostaria que Fabrice Luchini nos relesse esse trecho, marcando as palavras como ele sabe fazer tão bem, para que o mundo inteiro pudesse perceber, senão o sentido, pelo menos toda a sua beleza.” Quem conhece o tipo de interpretação de Luchini no cinema, desde seus jovens anos, desde os tempos dum adolescente tagarela em O joelho de Claire (1970), do francês Éric Rohmer, sabe do que o narrador está falando.
Resta saber, unindo o original francês à sua tradução, que relação há entre a morte de Barthes e a sétima função da linguagem. Qual é o signo desta função?
(Eron Duarte Fagundes – eron@dvdmagazine.com.br


Sobre o Colunista:
Eron Duarte Fagundes
Eron Duarte Fagundes é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1955; mora em Porto Alegre; curte muito cinema e literatura, entre outras artes; escreveu o livro ?Uma vida nos cinemas?, publicado pela editora Movimento em 1999, e desde a década de 80 tem seus textos publicados em diversos jornais e outras publicações de cinema em Porto Alegre. E-mail: eron@dvdmagazine.com.br

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