OSCAR ESPECIAL: Maureen OHara

Leia a biografia de cada um dos agraciados com o Oscar Especial a ser entregue em Outubro

03/09/2014 16:09 Por Rubens Ewald Filho
OSCAR ESPECIAL: Maureen O´Hara

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A atriz irlandesa Maureen O'Hara, o ator Harry Belafonte, o cineasta japonês Hayao Miyazaki, e o roteirista francês Jean-Claude Carriere receberão Oscars honorários, anunciou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Chamado de Governors Awards, o prêmio será entregue numa cerimônia em Hollywood no dia 8 de novembro e é concedido desde 2009 a personalidades que fizeram contribuições significativas à indústria cinematográfica.

 

Apresentaremos a biografia de cada um dos agraciados, começando por:

 

Maureen O´Hara

 

Seu rosto parece ter sido feito para o technicolor: uma ruiva de olhos verdes que foi a das raras estrelas  da época de ouro de Hollywood que também deu certo como heroína de filme de ação. Principalmente tipo capa-espada com roupas antigas e longos cabelos. Talvez por isso Maureen O´hara nunca tivesse sido reconhecida como uma grande atriz, nem chegou a ser um grande mito. Como alguém poderia levar a sério uma estrela que sabia lutar espada, se defender como um homem e ainda assim aparecer suntuosamente bonita em technicolor?  Em compensação foi a atriz preferida de dois grandes mitos, o astro John Wayne e o diretor John Ford, com quem fez uma série de filmes inclusive o clássico Depois do Vendaval.

Maureen nasceu em Dublin, Irlanda em 1920, começando no rádio e depois no famoso grupo teatral os Abbey Players. Chegou a fazer alguns papéis no cinema britânico com seu nome real, Maureen Fitzsimmons, quando Alfred Hitchcock a utilizou em A Estalagem Maldita (Jamaica Inn, de 39) e assim nascia outra Maureen, a O´Hara. Com um contrato pessoal com o diretor ela foi para Hollywood trabalhar nos estúdios da RKO. Mas sua carreira só levantou voo quando a Ford a descobriu para Como Era Verde o Meu Vale, adaptação de um best-seller de Richard Lllewellyn e que ganhou o Oscar® de melhor filme. É um autentico clássico do cinema, com uma impressionante direção de arte, uma fotografia excepcional em preto e branco  e um grande elenco que incluía o galã Walter Pidgeon e o menino revelação Roddy McDowall, que mais tarde faria sucesso também como ator adulto.

Foi nos estúdios da Fox que Maureen começou a experimentar no capa-espada,  principalmente a partir de O Cisne Negro de 42, com Tyrone Power, uma obra prima do filme de pirata, com uma fotografia espetacular premiada com o Oscar®.  Na verdade, desde que fosse a cores, os filmes de Maureen na Fox e depois na Universal (muitos faroestes !) davam certo.  Filmes que incluem Tripoli de 1950 onde ela faz parceria com o galã John Payne e Contra todas as Bandeiras, de 1952, a única vez em que ela trabalhou com o maior mito do capa-espada, o grande Errol Flynn. Mas Maureen também era boa em comédia, como demonstra em Ama Seca por Acaso (Sitting Pretty, de 48), aquela fita que revelou o Clifton Webb no papel de o Gênio ou no melodrama romântico como Débil É a Carne, do mesmo ano, em que tem um conturbado romance com Rex Harrison na antiga New Orleans.

Mas é com John Ford mesmo que ela alcança todo seu potencial. Depois do Vendaval (The Quiet Man, de 52) é possivelmente a obra prima deles. Um filme muito especial para o diretor e também para Maureen , porque foi todo rodado na Irlanda natal. Misturando comédia com drama, é famoso pelas intermináveis e bem humoradas lutas a soco entre John Wayne e Victor MacLaglen, mas também pelas disputas entre ela e Wayne, no que seria uma versão modernizada de A Megera Domada. Premiado com o Oscar® de melhor diretor, o terceiro para Ford e de fotografia colorida, também indicado como melhor filme, roteiro, ator coadjuvante (McLaglen), direção de arte, som. Maureen nunca teve uma indicação ao prêmio. Uma injustiça com essa senhora que atualmente ainda mora em Hollywood e aparece ocasionalmente, ainda com bela aparência (mas com problemas sérios para se locomover).  

Como disse uma vez um critico, quando Maureen aparece num filme em technicolor brilha mais do que um amanhecer... Essa imagem inesquecível dela é que vai ficar na História do cinema. E agora no prêmio especial da Academia, chamado agora de Governor Award, finalmente fazem alguma coisa certa: lembraram desta irlandesa que era inesquecível por que simplesmente era uma estrela, uma figura deslumbrante, cheia de personalidade. Boa atriz sim mas não precisava mais do que ter sido musa do grande John Ford. Ah, e sempre sobreviver!!! Isso é fundamental, porque prêmios póstumos não estão com nada!... 

 

Filmografia

1938- Kicking the Moon Around. My Irish Molly. 1939- A Estalagem Maldita (Jamaica Inn) de Hitchcock. O Corcunda de Notre Dame (The Hunchback of Notre Dame). 1940-Vítimas do Divórcio (A Bill of Divorcement) de John Farrow. A Vida é uma Dança (Dance, Girl, Dance) de D. Arzner. 1941- Aconteceu na Argentina (They Met In Argentina). Como era Verde o meu Vale (How Green was my Valley) de John Ford.  1942- Defensores da Bandeira (To the Shores of Tripoli). Dez Cavalheiros de West Point (Ten Gentlemen from West Point). O Cisne Negro (The Black Swan) com Tyrone Power. 1943- O Sargento Imortal (Immortal Sergeant). Esta Terra é Minha (This Land is Mine) de Jean Renoir. O Beijo da Traição (The Fallen Sparrow) com John Garfield. 1944- Buffalo Bill (Idem). 1945-Pirata dos Sete Mares (The Spanish Main) de Frank Borzage. 1946- Conflito Sentimental (Sentimental Journey) de Walter Lang. A Professora se Diverte (Do You Love Me) 1947-Simbad, o Marujo (Simbad, the Sailor) com Douglas Fairbanks Jr. Tu Voltarás Querida (The Homestretch) com Cornel Wilde. De Ilusão Também se Vive (Miracle on 34th Street) com Edmund Gwenn. Débil é a Carne  (The Foxes of Harrow) com Rex Harrison. 1948- Ama Seca por Acaso (Sitting Pretty) com Clifton Webb. 1949- A Vida Secreta de uma Mulher (A Woman´s Secret). Rua Proibida (Britannia Mews) de Jean Negulesco. Papai era um Craque (Father was a Fullback) com Fred MacMurray. 1950- Bagdad (Baghad). Rio Bravo (Rio Grande) de John Ford. Terra Selvagem (Comanche Territory) 1951- Paixão de Beduíno (Flame of Araby) com Jeff Chandler. 1952- Os Filhos dos Mosqueteiros (At Sword´s Point). A Lei do Chicote (Kangoroo) de Lewis Milestone. Depois do Vendaval (The Quiet Man) de John Ford. Contra Todas as Bandeiras (Against all Flags) com Errol Flynn. 1953- A Rainha dos Renegados(The Redhead from Wyoming). A Grande Audácia (War Arrow) com Jeff Chandler. 1954- África de Fogo (Malaga) de Richard Sale. 1955- A Paixão de uma Vida (The Long Gray Line) de John Ford. O Magnífico Matador (The Magnificent Matador) com Anthony Quinn. O Suplicio de Lady Godiva (Lady Godiva) com George Nader. 1956- Lisboa (Idem) de Ray Milland. O Estopim do Escândalo (Everything but the Truth). 1957-Asas de Águias (Wings of Eagles) de John Ford.  1959- Nosso Homem em Havana (Our Man in Havana) de Carol Reed.  1961-O Homem que eu Devia Matar (The Deadly Companions) de Sam Peckinpah. O Grande Amor de Nossas Vidas (The Parent Trap) com Hayley Mills . 1962- As Férias do Papai (Mr Hobbs Takes a Vacation) com James Stewart. 1963- Eram Nove Irmãos (Spencer´s Mountain) com Henry Fonda. Quando um Homem é Homem (McLintock!) com John Wayne. 1965-Vila Fiorita (The Battle at Villa Fiorita) de Delmer Daves. 1966- Raça Brava (Rare Breed) com James Stewart. 1970- Uma Família Biruta (How do I Love Thee?) com Jackie Gleason. 1971- Jake, o Grandão (Big Jake) com John Wayne. 1973- O Poney Vermelho (The Red Pony) com Henry Fonda. 1991- Mamãe Não quer que eu Case (Only the Lonely) de Chris Columbus. 1995- O Primeiro Natal do Resto de Nossas Vidas (The Christmas Box) (telefilme). 1998- Cab to Canada (telefilme). 2000- The Last Dance (telefilme). 

 

Leia sobre o diretor japonês Hayao Miyazaki e o roteirista francês Jean-Claude Carrière

Leia sobre o ator Harry Belafonte

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Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

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