RESENHA CRTICA: O Duplo (The Double)
Com ar de filme de terror, o filme resulta bsico, sem surpresas
O Duplo (The Double)
Inglaterra, 13. 93min. Direção de Richard Ayoade.com Jesse Eisenberg, Mia Wasikowskva, Wallace Shawn, Yasmin Paige, Phyllis Sommerville, Sally Hawkins, Chris O´Dowd, Paddy Considine.
Michael Caine e Harmony Korine são dois dos produtores deste filme independente britânico que foi dirigido pelo jovem Ayoade, mulato filho de nigeriano com a norueguesa Dagny Amalie, que fez curso em Cambridge, onde passou a fazer parte do grupo de comediantes (e teve êxito Cult com Dark Places, 04, paródia de filmes de terror), além de dirigir music vídeos, em geral na mesma linha. Seu longa seguinte teve ótimas criticas, Submarino (Submarine, 10), estrelado por Craig Roberts e Sally Hawkins. Ben Stiller apresentou o filme e o chamou também para participação em Vizinhos Imediatos de Terceiro Grau (12).
Diante de tudo isso chega até a ser convencional, mais esta adaptação da velha história do duplo que vem atormentar um rapaz tímido chamado Simon, que trabalha numa agência do governo e leva uma vida infeliz que se torna ainda mais radical quando aparece um cara semelhante a ele, James, apenas mais atrevido o que ninguém parece notar. Inspirado em livro do grande Dostoeiwsky, o filme é menos radical de que outro recente com Jake Gylenhall (O Homem Duplicado, do canadense Dennis Villeneuve, 13, mais desagradável e mais pretensioso).
A maior qualidade daqui não como sempre é a figura pálida e neutra de Eisenberg, mas a produção que é toda estilizada com domínio da cor amarela, cenários antiquados, como se procurasse recordar o antigo Rússia ou ainda União Soviética ou então o Kafka de sempre. Com ar de filme de terror, o filme resulta básico, sem surpresas, com um curioso elenco entrando e saindo sem dizer a que veio. O Ayoade ficou devendo ao menos mais seu senso de humor.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.