RESENHA CRTICA: O Amante Dduplo (LAmant Double)

um filme bem francs, bem ertico, bem interessante

19/06/2018 17:58 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Amante Dduplo (L´Amant Double)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Amante Duplo (L´Amant Double)

França, 17. 1h47m. Direção de François Ozon. Baseado em livro de Joyce Carol Oates, Lives of the twins/Vidas das Gêmeas. Com Marie Wacht, Jacqueline Bisset, Jeremie Rennier, Miriam Boyer, Fanny Sage, Dominique Reymond.

É sempre interessante assistir os filmes do francês Ozon, um dos mais interessantes realizadores já há mais de uma década, sempre pessoais, diferentes, audaciosos e femininos (aqui por exemplo começa o filme sem trilha musical mostrando a heroína cortando a franja de seus cabelo longo e desde então tudo o que ela diz será muito sussurrado e diferente). Trata-se de Chloé, a atriz Marie é a mesma que fez o papel central de outro filme dele, Jovem e Bela, 13. A personagem de 25 anos foi modelo e agora ajuda em exposições de arte, que sofre de dores abdominais severas e persistentes talvez causado por algo psicossomático (outra ousadia há um close máximo do órgão sexual feminino vaginal que se transforma em olho e que irá retornar!). Ela procura ajuda com um terapeuta ainda jovem, o Dr. Paul Meyer (o loiro e frequente Jeremie Rennier, de longa carreira). As conversas começam bem, mas logo ele pede para terminar as sessões porque sente-se atraído por ela, no que é também compartilhado. Os dois se envolvem e vão morar juntos num apartamento com vista e um gato chamado Milo. O sexo vai bem, mas ela começa a desconfiar de que há algo de secreto e misterioso no passado do namorado. Seguem-se alucinações e delírios de sonho... E constante passeios pelas galerias de arte.

Divulgado como um thriller “psicosexual”, o filme foi descrito como “influenciado pela obra de Georges Bataille” e por causa disso muito francês (que me parecem são os únicos ainda a fazerem filmes deste tema e estilo e provocação. Incluindo por volta de uma hora e 8 minutos, uma cena de sexo com o rapaz passivo). Tudo ia relativamente bem até quando aparece outro psicanalista que é duplo de Paul e que afirma ser seu irmão gêmeo, que acha que pode curar Chloe nem que seja através do sexo. Os críticos americanos fizeram a festa porque isso tudo serve de nanálise para as influências do filme, que incluem Gêmeos Mórbida Semelhança (Dead Ringers, 88 de Cronenberg), O Inquilino (The Tenant de Polanski, 76), Irmãs Diabólicas (Sisters de Brian de Palma, 72). Mas por outro lado talvez também não estejam copiando nada e a trama pode ser completamente outra do que você ficou pensando (incluindo já mais perto do final quando entra em cena a sempre querida Jacqueline Bisset). Não vou revelar mais nada, é um filme bem francês, bem erótico, bem interessante.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro