Um Amor a Cada Esquina (Shes Funny that Way)

Uma a "farsa" nostlgica e encantadora, do tipo que j no se fazem mais como antigamente!

14/10/2015 12:39 Por Rubens Ewald Filho
Um Amor a Cada Esquina (She´s Funny that Way)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Um Amor a Cada Esquina (She´s Funny that Way)

EUA, 14. 93min. Direção e roteiro de Peter Bognadovich (co-roteiro de Louise Stratten). Com Imogen Poots, Owen Wilson, Jennifer Aniston, Ileana Douglas, Rhys Ifans, Richard Lewis, Cybill Shepherd, Debi Mazar, Austin Pendletton, Tovah Feldshuh,Will Forte, Kathryn Hahn, Tatum O´Neal, Colleen Camp, Jennifer Esposito, Michael Shannon, Joanna Lumley, QuentinTarantino, Lucy Punch.

Embora o titulo brasileiro não tenha nada de romântico ou a moda antiga, esta comédia é uma tentativa do famoso diretor Peter Bognadovich (também célebre como crítico de cinema e historiador) em retomar a carreira interrompida há 12 anos(desde O Miado do Gato). Na verdade, sua carreira foi torpedeada por ele mesmo. Depois de um grande êxito na estreia (A Ultima Sessão de Cinema, seguida pelas ótimas comédias, Esta Pequena é uma Parada e Lua de Papel). Mas foi o amor que estragou tudo quando ele insistiu em trabalhar com sua paixão Cybill Shepherd (que aliás está aqui neste filme, gorda e deformada) em filmes que foram enorme fracasso. Não contente se apaixonou por uma garota de Playboy que usou no filme Muito Riso e Muita Alegria (81). Chama-se Dorothy Stratten e foi assassinada super jovem (20 anos) pelo ex-marido. Isso o deixou arrasado e até chegou a casar com a irmã dela, que é coroteirista neste filme.

Certamente aqui foi uma tentativa de lhe dar uma última chance na carreira, aos 76 anos. Infelizmente lançado em 20 salas, não fez sucesso (a não ser na França onde os cinéfilos reconheceram suas qualidades). Mas é uma pequena joia, muito bem dirigida, cheia de referencias (no final Peter aparece dando entrevista rápida, mas há uma citação muito pertinente do filme O Pecado de Cluny Brown de Lubitsch, com Charles Boyer e Jennifer Jones, 46). E com uma impecável escolha de elenco.

Para o filme ser produzido foi necessária a ajuda de vários amigos como a ex-namorada Colleen Camp, os diretores Wes Anderson , Tarantino, Noah Baumbach, a ex-esposa Louise Stratten , a filha Antonia, num total de 34 pessoas! Naturalmente é uma farsa teatral com confusões de portas, perseguições, culpas e prostitutas de coração de ouro. Não sei se existe ainda público para este tipo de humor, mas eu recomendo com entusiasmo para os que gostam de comédia a moda antiga.

A heroína surpreende com a inglesa Imogen Potts, vista em Need for Speed, Uma Longa Queda, mas que até agora ainda não tinha revelado o talento que demonstra aqui. Ela faz Isabella Patterson, que conta para uma repórter (a volta de Illeana Douglas, neta de Melvyn) sua vida. Ela é uma call girl que sonhava em ser atriz e acaba recebendo ajuda de um diretor de teatro (Owen) casado e com filhos mas que lhe deseja uma vida melhor. Por acaso ela vai fazer um teste para a peça que ele vai dirigir e estrelado por sua mulher (Kathryn Hahn de A Visita) e um galã traiçoeiro (Rhys Ifans). Gostei especialmente de Jennifer Aniston (que por momentos o diretor faz parecer Kim Novak) que faz um psiquiatra implacável e dos dois velhinhos, o cliente e o pai do autor da peça.

Enfim, ilustrado com canções de Cole Porter, achei a farsa nostálgica e encantadora, do tipo que já não se fazem mais como antigamente!

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro