RESENHA CRTICA: A Caminho de Casa (A Dogs Way Home)

Crianas que no tem problema em chorar e se emocionar, tem tudo para consumir o filme

28/02/2019 15:29 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: A Caminho de Casa (A Dog´s Way Home)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

A Caminho de Casa (A Dog´s Way Home)

EUA, 2019. 1h36 min. Direção de Charles Martin Smith (conhecido como ator de 88 créditos conhecido por filmes de aventura para crianças como Os Lobos Nunca Choram, o faroeste Os Três Discípulos da Morte e principalmente o clássico Loucuras de Verão o famoso American Graffiti de George Lucas, quando assinava como Charles Martin Smith). Roteiro de Bruce Cameron, Cathryun Michon, baseado em livro de Cameron. Com Ashley Judd, Jonah Hauer King, Edward James Olmos, Wes Studi, Barry Watson, a voz de Bryce Dallas Howard (como a voz de Bella).

Não espere por nada de novo, o que não faltou foram filmes de cachorros em fuga, procurando seus donos e passando por 400 milhas, por tudo que é aventura na região do Colorado. Embora rodado no Canadá, o filme parece ter acertado com o público infanto juvenil de forma que custou 18 milhões de dólares e até 24 de fevereiro passou de 41 milhões. O filme também quis ampliar um pouco a trama, de modo que o drama apresenta dois tipos de animais que só podem ser encontrados na região nordeste ou oeste dos EUA, ou seja, o alce e o bisão. Mas além disso o filme tem uma situação dramática que vai emocionar os mais jovens, porque o cachorro está sendo vítima de uma discriminação de raça e sua dona tem que mandá-la embora para protegê-lo. Crianças que não tem problema em chorar e se emocionar, tem tudo para consumir o filme. Detalhe curioso: o cachorro que faz o papel de adulto de Bella na verdade se chama Shelby e foi salvo porque vivia num Junkyard no Tennessee. Um detalhe discutível: o filme foi muito criticado porque não tem vergonha em expor os clímaxes da história incluindo o final. Uma curiosidade: quase no fim do filme há uma aparição curta e rápida do ator e diretor Ron Howard que é grande amigo do diretor e sua filha dublou o personagem de Bella.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro