RESENHA CRTICA: Pasolini (Idem)

Um desastre que mais ofende que homenageia o cineasta Pasolini

05/11/2015 08:16 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Pasolini (Idem)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Pasolini (Idem)

França/Itália/Bélgica , 14. 84 min. Direção de Abel Ferrara.Com Willem Dafoe, Ricardo Scarmaccio, Ninetto Davoli, Valerio Mastrandea, Maria de Medeiros, Adriana Asti, Francesco Siciliano.

No mesmo ano em que fez Bem Vindo a Nova York (um filme ao menos mediano, pelo qual veio a São Paulo), o diretor junkie Abel Ferrara também ousou dirigir mais uma biografia do grande cineasta e poeta Pier Paolo Pasolini (1922-75), que foi assassinado por um michê numa praia perto de Roma (outros defendem a tese de que teria sido morto por seus inimigos políticos já que era comunista e cristão, e naquele momento no fogo cruzado). Tinha acabado de dirigir uma versão da obra de Sade, Saló ou os 120 dias de Sodoma, que estranhamente foi uma súmula de muitas de suas ideias um filme mais melancólico e triste, do que escandaloso (há os que acham que Pasolini tinha uma forte tendência sado-masoquista e auto destrutivo!).

Mas o cineasta já teve antes outras biografias na tela (“Nerolio,” “Pasolini: An Italian Crime” and “Whoever Says the Truth Shall Die)” que também não eram grande coisa. Mas nada se compara com este filme que teve a coragem de ser selecionado para Veneza. É bom que o espectador tenha certo conhecimento da vida e obra do artista, porque não tem pé nem cabeça, nada se explica. Situa-se nos últimos dias de sua vida, onde ele é vivido por Willem Dafoe (o mesmo que fez o Cristo de Scorsese e o herói de Babenco), que mantém a dignidade apesar de tudo. Começa com a finalização de Sodoma, anuncia também o seu próximo projeto que seria Porno-Tel-Kolossal, com o ator favorito do diretor Ninetto Davoli fazendo o papel de Epifano, que viaja para a cidade gay de Sodoma para a Festa de Fertilidade (depois disso, Scarmachia por sua vez aparece fazendo justamente o Ninetto, que é apresentado de forma muito simpática!). Há também duas entrevistas recriadas e um trecho de carta que foi escrita para o escritor Alberto Moravia, que depois ajudou a reescrever seu ultimo livro chamado Petroleo (e para complicar o personagem desse livro chamado Carlo, de Roberto Zibetti, aparece numa cena de sexo quase explícito, na verdade o único momento mais ou menos erótico de todo o filme).

Achei simpático ao menos uma sequência de almoço familiar, em que Maria de Medeiros faz a amiga atriz do diretor Laura Betti, que conta suas experiências filmando na Iugoslávia e debochando do sistema comunista. A mãe de Pasolini por sua vez é feita pela atriz Adriana Asti (de Accatone), e ex-mulher de Bertolucci. Enfim, um desastre que mais ofende que homenageia Pasolini.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro