RESENHA CRTICA: Lembranas de um Amor Eterno (La Corrispondenza)

Este o mais recente trabalho do diretor italiano Giuseppe Tornatore, um dos mais surpreendentes desde Cinema Paradiso

21/09/2016 22:16 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Lembranças de um Amor Eterno (La Corrispondenza)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Lembranças de um Amor Eterno (La Corrispondenza) cartaz poster

Lembranças de um Amor Eterno (La Corrispondenza)

Itália, 16. 116 min. Direção e roteiro de Giuseppe Tornatore. Música de Ennio Morricone. Com Olga Kurilenko, Jeremy Iron, Shauna MacDonald, James Bloor.

Este é o mais recente trabalho do diretor italiano de maior prestígio nestas últimas décadas, desde que se consagrou com Cinema Paradiso. Os filmes seguintes foram irregulares, mas sempre foram muito profissionais e às vezes surpreendentes. Como este aqui, que é um velho projeto dele, onde volta a desenvolver sua veia romântica,numa história de amor indicada para mulheres de uma certa idade (o ritmo lento da narrativa já provoca isso). E muito auxiliada por uma trilha musical do veterano e genial Ennio Morricone (vencedor do último Oscar da categoria pelo filme de Tarantino Os 8 Odiados).

Quem esta bem é a russa Olga Kurilenko (de James Bond Quantum of Solace) em seu melhor papel nos últimos tempos. Ela faz a heroína que vive um romance muito intenso com um professor muito inteligente e rico, já de certa idade (Jeremy Irons). Mas de repente ele some e passa a lhe mandar mensagens por correspondência, o que eventualmente leva ao inevitável, ele realmente morreu, mas mantém um sistema complicado de comunicação. Feito parcialmente na Itália, outro tanto em Londres, o filme tem bobagens (a profissão da heroína é stunt woman, dublê de cenas perigosas e não tem a menor lógica ela passar por cenas quase suicidas junto com diretores grosseiros e cenas absurdas, nada daquilo sucederia numa filmagem de verdade).  Ainda que absurdo o filme também exige uma paciência para curtir o romance antiquado mas fotogênico.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro