Contgio: Epidemia Mortal

Maggie, uma garota do interior, contaminada durante uma epidemia zumbi, porm a transformao demora seis meses para se completar. Seu pai, Wade, a acolhe em casa, para dar suporte filha nesse difcil processo

09/11/2016 22:13 Por Felipe Brida
Contágio: Epidemia Mortal

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Contágio: Epidemia Mortal (Maggie)
EUA/Suíça, 2015, 95 min.
Dirigido por Henry Hobson

Maggie (Abigail Breslin), uma garota do interior, é contaminada durante uma epidemia zumbi, porém a transformação demora seis meses para se completar. Seu pai, Wade (Arnold Schwarzenegger), a acolhe em casa, para dar suporte à filha nesse difícil processo.

Na onda do “cinema zumbi” já vimos um pouco de tudo: filmes de terror sangrento, comédias de humor negro, paródias, mas nunca um drama – exceto o seriado “Walking dead”. Eis que Arnold Schwarzenegger startou a ideia juntamente com quinze produtores para a realização de uma fita baratinha de mortos-vivos (custou parcos U$ 8,5 milhões) bem diferente do que estamos acostumados. E a notícia boa: deu super certo! Schwarzenegger entrou de cabeça no projeto também como ator, coadjuvante, como o pai da garota mordida por um zumbi, interpretado pela atriz Abigail Breslin. Fugindo à regra dos personagens durões, agressivos e canastrões, Schwarzenegger mantém equilíbrio, está contido, barbudo, com ar angustiado, o que soa certeiro na tela, ao lado de Abigail, que cresceu bem depois da indicação ao Oscar por “Pequena Miss Sunshine” (2006).

Como disse, o filme é uma subversão total ao tema: não sofremos com sustos de ataque zumbi, muito menos entendemos as razões da contaminação. Não exija ação ou violência. O foco é o drama da garota doente dentro de casa, o cansaço, o dilema e a espera pela metamorfose, retratando os últimos meses de “humano” da jovem como se enfrentasse uma doença em estágio terminal. Lentamente ela fica com olhos brancos, sente a carne apodrecendo, e como apoio agarra-se ao pai e a um rapaz que conhece pelo caminho, também em processo de zumbização. Original ao extremo!

Pena que passou em poucas salas de cinema, mais no circuito independente. Quem assistiu gostou, inclusive eu, desse drama independente de origem existencialista (e por que não humanista) com o gênero horror subentendido.

Concorreu a prêmios em festivais de cinema de horror pelo mundo todo e teve exibição nos cinemas brasileiros em julho de 2015 como “Maggie: A transformação”. Saiu em DVD no mês passado pela Flashstar, que optou pela alteração no título, “Contágio: Epidemia Mortal”. Corra conhecer!

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na rea de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semitica e Histria da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso tcnico de Arte Dramtica no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantm as colunas Filme & Arte, na rede "Dirio da Regio", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatrio da Imprensa e para o informativo eletrnico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canad). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rdio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notcia da Manh. Ex-comentarista de cinema nas rdios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como jri em festivais de cinema de todo o pas. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro