100 Rifles
Faroeste explosivo com fundo histórico, tem o charme de Raquel Welch em plena forma
100 Rifles (Idem). EUA, 1969, 109 min. Faroeste. Dirigido por Tom Gries. Distribuição: Classicline
Designado para uma missão crucial, o xerife Lyedecker (Jim Brown) cruza a fronteira do Arizona com o México para prender um ladrão de bancos, Joe Herrera (Burt Reynolds), revolucionário de origem indígena cujos planos é comprar rifles para seu povo lutar contra os mexicanos. Ao chegar à região de Sonora descobre que Herrera acabara de ser preso pelo Exército daquele país. Em meio à “terra de ninguém”, Herrera conhece a bela guerrilheira Sarita (Raquel Welch), que procura se vingar de um austero general mexicano, Verdugo (Fernando Lamas), responsável pela morte de seu pai. Com emoções divididas, o xerife Lyedecker terá de escolher entre deixar Herrera ser fuzilado ou aliar-se à causa do rebelde revolucionário.
Originalmente da Fox e lançado esse mês em DVD no Brasil pela Classicline, “100 rifles” é um faroeste explosivo com fundo histórico (ocorre durante a sangrenta Revolução Mexicana), violento para os padrões da época e uma excelente trilha sonora de Jerry Goldsmith. Produzido em 1969, carrega os primeiros traços da Blaxploitation, movimento de ascensão dos negros no cinema a partir do final dos anos 60, nítido na forte presença do bom ator Jim Brown (há uma cena de amor tórrida entre ele e Raquel Welch, com closes e ângulos abusados). Sex symbol, com mix caliente de Bolívia e Irlanda, Raquel estava em plena forma, exibindo sem dó o corpão em decotes. De cair o queixo! E o galã Burt Reynolds convence como um indígena disposto à guerra, num papel em homenagem aos seus ancestrais – ele é descendente de índios Cherokee, e no filme interpreta um nativo americano, meio branco, meio índio Yoeme, da região de Sonora, um dos 31 estados mexicanos. E para fechar o ciclo de personagens, o filme traz um vilão cruel, nas mãos do lendário ator argentino Fernando Lamas, pai do ator Lorenzo Lamas, que faz uma pontinha com 11 anos de idade!
Baseado no livro “The Californio”, de Robert MacLeond, “100 rifles” é um western caprichado, em completo estilo barroco e tendência a grandes reviravoltas de fitas de aventura. Para ver e rever! Como extras do DVD, trailer e galeria de fotos.
Sobre o Colunista:
Felipe Brida
Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com