728x90 Aniversário Americanas

Don´t Open till Christmas

Em uma subversão ao clima natalino que começa a se instaurar, nada melhor do que um bom slasher movie que enterra o Espírito de Natal

06/12/2016 21:07 Por Marcelo Carrard
Don´t Open till Christmas

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Don’t Open till Christmas, Reino Unido  (1984)
Direção: Edmund Purdom

Em uma subversão ao clima natalino que começa a se instaurar, nada melhor do que um bom slasher movie que enterra o Espírito de Natal. Exemplos existem aos montes: Black Christmas (1974), Christmas Evil aka Natal Diabólico (1980), Silent Night, Deadly Night aka Natal Sangrento (1984). Mas para essa coluna foi pinçado das trevas o inacreditável: Don’t Open till Christmas, uma rara e obscura produção britânica de 1984, dirigida pelo também ator: Edmund Purdom.

Don’t Open till Christmas foi redescoberto, restaurado e relançado em DVD pela lendária distribuidora: Mondo Macabro. Edmund Purdom acumula as funções de ator e diretor, onde encarna a personagem do Inspetor Ian Harris, que está investigando os brutais assassinatos de homens vestidos com roupas típicas de Papai Noel, e que vagam incautos  pelas noites frias de final de ano em Londres. As sequências de assassinatos são chocantes e acrescentam um verniz exploitation forte ao filme, que explora, além da violência, inúmeras cenas de sexo e principalmente de nuxez das atrizes. Essa aura “marginal” do filme que acompanha os incautos Papais Noel em lugares como cabines eróticas de Peep Show, remetem a atmosfera de The New York Ripper aka O Estripador de Nova Iorque (1982), de Lucio Fulci. São absurdos os ataques no banheiro e em um museu macabro. O filme foi feito para os fãs de slasher e exploitation movies, e não tem vergonha disso.

Não podemos esquecer que o Diretor e Ator Edmund Purdom, é uma das presenças mais relevantes do mega cultuado slasher espanhol: Pieces aka Mil Gritos Tiene La Noche, A Maldição da Serra Elétrica (1982). Mais um detalhe para os fãs ardorosos do filme, nos quais me incluo, um dos roteiristas de Pieces, utilizando o pseudônimo de: John Shadow, na verdade é ninguém menos que o Mestre: Joe D’Amato !!! Esses são apenas alguns dos links entre Don’t Open till Christmas e Pieces. No caso do filme de Purdom, o número de vítimas é enorme, realmente parece que os roteiristas tem algum problema pessoal com a figura do “Bom Velhinho”. Se bem que a figura do Papai Noel tem algo de sombrio e de perverso também. Em um momento do filme nos deparamos com uma performance da cultuada Diva do Cinema de Gênero Europeu: Caroline Munro, interpretando ao vivo seu trash hit: “The Warrior of Love”. Caroline Munro atuou em clássicos absolutos do Horror Britânico  como O Abominável Dr Phibes e Drácula no Mundo da Minissaia, ambos de 1972, Starcrash (1978) de Luigi Cozzi e O Maníaco aka Maniac (1980) de William Lustig, entre outros filmes até hoje cultuados.

Não tenho, até o momento, a informação de que Don’t Open till Christmas foi ou não lançado em DVD no Brasil, acredito que não. Nem em VHS acredito que tenha sido lançado por aqui. Um momento clássico em muitos slasher movies é o da revelação do assassino e a origem da experiência traumática que o transformou em um serial killer focado em determinado grupo. Em Don’t Open till Christmas esses momentos apoteóticos são bem perturbadores e ainda são seguidos de um epílogo niilista. Um filme perverso que pode chocar aqueles que levam o Natal muito a sério, mas que vale a pena ser descoberto.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Marcelo Carrard

Marcelo Carrard

Jornalista graduado pela PUC RS com Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC SP. Pesquisador e Crítico de Cinema atualmente é Apresentador e Redator do Canal: Cinema Ferox do YouTube onde analisa Cinema de Gênero e Independente, Cultura Geek com espaço para abordagens da Diversidade e do Queer Cinema. Pesquisou o Gênero Feminino nos filmes de Dario Argento e Mario Bava no Inst de Artes da Unicamp e é especialista em Cinema Italiano de Gênero, além de colecionador e palestrante.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro
_250x250 tv gearbest, frete grátis, smart, gadgets, eletrônicos consumíveis, inteligente, dispositivos, promoção, descontos Generico_250x250