RESENHA CRÍTICA: Argentina (Idem)

Já longe se faz o tempo em que o diretor espanhol Carlos Saura foi o maior cineasta da nova geração espanhola que provocava a ditadura de Franco com filmes críticos e polêmicos

12/04/2017 23:55 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Argentina (Idem)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Argentina (Idem)

Argentina, 15. 1h25 min. Documentário musical. Direção de Carlos Saura. Com Mercedes Sosa, Pedro Aznar, Juan Falu, Marian Farisas Gomez, Gabo Ferro, Jaime.

Já longe se faz o tempo em que o diretor espanhol Carlos Saura foi o maior cineasta da nova geração espanhola que provocava a ditadura de Franco com filmes críticos e polêmicos, que fizeram muito sucesso em festivais e também no Brasil. Clássicos como Cria Cuervos, Prima Angélica, Ana e os Lobos, Elisa, Vida Minha, Mamãe Faz Cem Anos etc. Mas quando acabou a ditadura Saura procurou novas saídas e acabou dando certo gravando espetáculos musicais, que acabaram se tornando clássicos do gênero, graças também a qualidade dos dançarinos e coreógrafos (filmes como Bodas de Sangue, Carmen, Amor Bruxo). Depois conseguiu melhor resultado ainda quando convocou como seu fotógrafo o genial italiano Vittorio Storaro que renovou o gênero com Tango, 98, ainda por cima com musica do argentino Lalo Schiffrin. O resultado foi espetacularmente belo mas reprisado ainda por outro belo exemplar do gênero Flamenco, Flamenco ( 2010 ).

Uma pena que a parceria acabou deixando Saura sozinho para continuar a explorar os filões, indo a Buenos Aires para rodar este show feito em estúdio fechado (um grande galpão usado para tango) e certo profissionalismo. Mas quem viu os outros, vai lamentar a mediocridade deste que tem como curioso uma aparição da grande Mercedes Sosa em arquivo, que faleceu em 2009. Fora isso há uma sucessão de dançarinos e cantores de diversas partes do país, que executam na medida do possível, melodias e danças, todas medianas, que não se destaca nem como registro cultural de folclore, nem artístico (já que a iluminação ou criatividade) não chega nem aos pés do original de Storaro. Uma pena. Nem poético, nem memorável. E não ficou por aí, há outros do gênero como um sobre Aragon que leva o nome de Jota de Saura!

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro
30 fotos grátis na 1a compra BF3