RESENHA CRTICA: Assim a Vida (Le Sens de la Fte)

Inteligente e impagvel, uma comdia que todos deveriam assistir e aproveitar

26/12/2017 08:23 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Assim é a Vida  (Le Sens de la Fête)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Assim é a Vida (Le Sens de la Fête)

França, 17. 1h57min. Direção e roteiro de Olivier Nakache e Eric Toledano. Com Jean-Pierre Bacri, Jean-Paul Rouve, Gilles Lelouche, Vincent Macaigne, Eye Haydara, Suzanne Clément, Alban Ivanov, Helene Vincent, Benjamin Lavernhe.

Por pouco não cometo um erro e deixo passar em branco esta comédia francesa que é provavelmente a melhor do ano, confirmando o talento de seus autores, a mesma dupla que fez tanto sucesso com os filmes anteriores, o bem-sucedido Intocáveis (11) - que aliás já sofreu remakes mundo a afora - e o posterior Samba (14). Só que este aqui é mais profissional e elaborado, com um excelente elenco (desconhecidos para nós, mas o veterano Bacri envelheceu muito mas não perdeu a competência, enquanto Gilles Lelouche é outro que não tem vergonha de fazer comédia na dose certa).

Rodado em um castelo antigo e luxuoso, tem basicamente uma pequena falha, que é custar um pouco para começar e apresentar seus personagens. Mas desde quando embala o resultado é cada vez mais engraçado, sem virar chanchada. Ri-se muito com o desfilar destas figuras humanas e divertidas, todos eles trabalhando como empregados de uma grande festa de casamento - Bacri é o organizador - mas como tem amigos e boa alma, contrata alguns que não tem muita condição ou habilidade. Tudo vai ficando cada vez mais engraçado quando o noivo que não sabe que é um ridículo, vai fazendo exigências (Lellouche é o chefe da banda que toca na festa) culminando com uma sequência excepcional quando primeiro resolver ler um discurso e depois faz uma exibição de dança numa espécie de balão!

Cheio de complicações hilariantes o filme não deixa de ter a crítica muito divertida aos banquetes (quando a carne de um prato se revela apodrecida eles usam um truque antigo e apresentam um prato com muito sal para os convidados não perceberem!).

Inteligente e impagável, é uma comédia que todos deveriam assistir e aproveitar.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro