NA NETFLIX: Dude, a Vida Assim (Dude)
No muito superior as dezenas de outros filmes de teens, at menos engraada que elas. S um pouco mais ousado e realista
Dude, a Vida é Assim (Dude)
EUA, 18. 90 min. Direção de Olivia Milch. Roteiro de Olivia, Kendall McKinnon. Com Lucy Hale, Alexandra Shipp, Alex Wolff, Austin Butler, Colton Dunn, Claudia Doumit, Awkafina, Kathryn Prescott, Jack McBrayer, Michaela Watkins, Austin Abrams, Nora Dunn.
Chega no momento certo este modesto mas curioso e ousado filme independente de cineasta inédita mas que escreveu roteiros importantes (o próximo a estrear Oito Mulheres e um Segredo, o próximo Queen & Country e este roteiro chegou a ser um dos dez mais dos melhores roteiros inéditos!). Ela em 29 anos, estudou em Yale e é filha de David Milch, que escreveu para NYPD Blues, criou o faroeste Deadwood, Luck, John from Cincinatti. Junto com a o pai ela fez uma adaptação de Light in August, de William Faulkner (ela fez também um roteiro para Little Women que parece estar ainda inédito). Mas este seu primeiro filme é uma comédia sobre garotas adolescentes no seu último ano na High School e que em breve terão sua festa de formatura.
Um filme ousado no uso de palavrões frequentes utilizados pelas quatro heroínas (sendo que delas uma é oriental, a outra negra e as duas centrais filhas de mulheres sem marido!). Elas fumam maconha e transam droga com a maior liberdade e também fazem sexo mais por obrigação social do que outra coisa, tudo muito “casual”. Classe média alta, e no caso da protagonista, judia (quem é a melhor do elenco é Lucy Hale, que foi cantora e esteve na série de TV Maldosas, no novo Verdade ou Desafio). Embora todas estejam bem gostei especialmente de Lucy (no filme se chama Lily), que é a mais conflitada de todas, que perde o namorado na virada do ano (não se explica muito bem isso) e depois não consegue se entender com as melhores amigas.
Não é muito superior as dezenas de outros filmes de teens, até menos engraçada que elas. Só um pouco mais ousado (não muita, mas alguma nudez) e realista. Mas deixa a impressão de que o pai podia ter dado uma mão mais eficiente no script final.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.