RESENHA CRTICA - REVENDO: Como Treinar o Seu Drago 3 (How to Train Your Dragon: The Hidden World)

melhor que o segundo, ainda que no to criativo quanto o original

25/01/2019 22:20 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA - REVENDO: Como Treinar o Seu Dragão 3 (How to Train Your Dragon: The Hidden World)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Como Treinar o Seu Dragão 3 (How to Train Your Dragon: The Hidden World)

EUA, 19. 1h44min. Direção de Dean DeBlois. Vozes de Gerard Butler, Cate Blanchett, Jonah Hill, Kit Harington, Kristen Wiig, Jay Baruchel, America Ferrera, F. Murray Abraham.

Embora esteja previsto para estrear nos EUA apenas em 22 de fevereiro, este terceiro capítulo da série é realmente longo e inicialmente um pouco lento e cansativo. Felizmente aos poucos vai tomando jeito para se tornar uma das séries mais bonitas e bem produzidas dos últimos tempos. A situação inicial é sobre a dificuldade de um orçamento de quase 130 milhões de dólares. Para começar há um excesso de dragões que vivem na mesma região superpovoada e em busca de outros espaços o que mais toca o espectador é uma legitima história de amor, entre o já conhecido jovem dragão e sua nova paixão. Ou seja, tenha certa paciência porque logo esse jovem romance vai ficando cada vez mais bem bolado (e desenhado), num tipo de romance que é muito difícil de se ver na tela e nesse tipo de aventura. Mais ou menos na metade, tudo vai tomando corpo (embora o amor seja a chave) e a produção acaba se tornando um jogo incrível de imagens esplendidas, por vezes belamente explosivas. O fato é que todo o filme se ajusta na parte final, claro que tem vilões e inimigos sempre com bastante humor e aventura, e principalmente a raridade do gênero o romance! (não tenho certeza que crianças pequenas irão vibrar tanto quanto eu!). Experimentem que é um bom espetáculo que não sei por que cargas d´água não ficou entre os finalistas do gênero no Oscar.

 

Conhecia pouco do diretor canadense Dean DeBlois, que foi codiretor para Disney em Lilo & Stitch (02) e que conseguiu uma indicação ao Oscar na parceria do filme de animação, Como Treinar seu Dragão (10) e também no anterior. Naturalmente fez outro trabalho em continuação em 2014, mas que já não tinha o mesmo brilho. Mesmo assim insiste em voltar a mesma origem e se tem dúvida, assista o trailer que já dá uma boa ideia: sim é melhor que o segundo, ainda que não é tão criativo quanto o original.

No filme anterior, o cara chamado Soluço e outro de Sem Dente, descobrem uma caverna de gelo, onde estão centenas de dragões selvagens, e o misterioso Cavaleiro de Dragão. Assim os dois antigos amigos se encontram no central de uma batalha pela paz. O filme custou quase 130 milhões de dólares, copiado também em 3D e com novo logotipo da Dreamworks sobrepujando a parceira Universal (os anteriores foram da Paramount e Universal). Ainda que anunciem que este será o último filme com a parceria dos personagens centrais. Com 104 minutos tem tempo recorde na série (e para muitos a melhor qualidade visual!). Para garotos e fãs dos personagens.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro