RESENHA CRTICA: De Repente uma Famlia (Instant Family)
Esta uma surpreendente e muito engraada comdia, te garanto que bem melhor do que voc imaginava. lgico que farsa, mas tempo bem empregado
De Repente uma Família (Instant Family)
EUA,18. 1h58.Paramount. Direção de Sean Anders. Roteiro de Anders, John Morris. Com Mark Wahlberg, Rose Byrne, Isabela Moner, Gustavo Quiroz, Octavia Spencer, Tig Notaro, Margo Martindale, Julie Hagerty, Joan Cusack, Michael O´Keefe.
Esta é uma surpreendente e muito engraçada comédia que vá se entender porque é outro filme que rendeu uma bilheteria muito menor do que merecia (estreou por lá em 16 de novembro, custou como orçamento 48 milhões de dólares e rendeu ate o momento apenas 46 milhões!). Na sessão que assisti a plateia ria muito e se divertia com a dupla de atores, onde até mesmo o irregular Wahlberg está bem em forma muito ajudado pela Rose Byrne (outra ótima do gênero, que é australiana e acertou também com humor em filmes como Missão Madrinha de Casamento, Vizinhos, A Espiã Que Sabia de Menos, Elizabeth Nua e Crua).
O diretor do projeto (Wahlberg foi um dos produtores) é o diretor Anders, fez antes Pai em Dose Dupla I e 2(15), Este é meu Garoto (12), Sex Drive Rumo ao Sexo (08), Quero Matar meu Chefe 2 (14). Ou seja, Sean é evidentemente um mestre atual do gênero, com muitas reviravoltas e brincadeiras engraçadas (há apenas uma ceninha discutível com violência com crianças destruindo uma casa, mas enfim...). O timing de comédia, que é sempre muito difícil, acerta sempre aqui sem cair na chanchada com a feliz escolha de grandes figuras do humor como coadjuvantes, como a velha mãe (a deliciosa Margo Martindale), a célebre Joan Cusack numa participação sem dúvida especial, a veterana Julie Hagerty (alguém se lembra dela em Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu?), a três vezes indicada com o Oscar Octavia Spencer. Sem esquecer as três crianças latinas que tem o papel importante, são elas que foram escolhidas por um casal sem filhos que resolveu corrigir esse problema. E dali em diante, frequentam um grupo de casais semelhantes e assim se expandem melhor as piadas e gags, te garanto que bem melhor do que você imaginava. É lógico que é farsa, mas é tempo bem empregado.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.