NA NETFLIX: Os Meyerowitz - Famlia no se Escolhe (The Meyerowitz - New and Selected)

uma lio de vida em famlia nova-iorquina, pretensiosa e modesta ao mesmo tempo. Uma pequena joia

20/11/2017 15:19 Por Rubens Ewald Filho
NA NETFLIX: Os Meyerowitz - Família não se Escolhe (The Meyerowitz - New and Selected)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Os Meyerowitz - Família Não se Escolhe (The Meyerowitz - New and Selected)

EUA, 2017. 1h52min. Roteiro e direção de Noah Baumbach. Com Dustin Hoffman, Adam Sandler, Emma Thompson, Sigourney Weaver, Adam Driver, Judd Hirsch, Rebecca Miller (filha de Arthur Miller), Grace Van Patten, Candice Bergen, Josh Hamilton, Ben Stiller, Shailene Woodley (não creditada), Grace Van Patten.

Este é provavelmente o melhor trabalho do já prestigioso diretor e escritor Baumbach - indicado ao Oscar por Lula e a Baleia - e que fez também outros exercícios de análises das famílias judias de Nova York, sempre com humor e inteligência. Entre eles, o documentário sobre Brian De Palma, Misstress America com sua musa Greta Gerwig, com quem fez também Frances Ha, Enquanto Somos Jovens, com Ben Stiller e Naomi Watts, O Solteirão, novamente com Stiller, escrito por sua ex-mulher Jennifer Jason Leigh e que está em Margot e o Casamento com Nicole Kidman. Acho possível que este filme da Netflix alcance um público muito especial da colônia, que justamente vota no Oscar.

Com humor e ironia, ele disseca o comportamento de uma família de Nova York, sempre envolvida com alguma forma de cultura, na verdade é um dos papeis mais interessantes dentre os recentes de Dustin Hoffman, que faz o irritante chefe de família, um artista de diversos talentos mas que nunca chegou a ser bem sucedido e fazer parte do primeiro time dentre os colegas. Quem tem também o melhor momento de sua carreira como ator é o sempre menosprezado Adam Sandler, que conserva suas características, mas sempre constrói um personagem avesso e inseguro que mal trabalha mas está sempre ligado em outros membros da família. O notável é que praticamente todos são humanos e sensíveis, sem cair em caricatura, mas absolutamente autênticos, cada um à sua maneira. Talvez a mais marcante seja Emma Thompson, como agregada da família sempre sensata. Embora a figura mais que importante seja justamente a ainda adolescente Shailene (sem problemas em se despir) que está decidida a ser diretora de cinema. Tenho gostado especialmente das últimas interpretações (com exceção ao horrível Zoolander 2) de Ben Stiller, outro parente que procurou outra opção e agora se tornou rico, ainda que mal-amado. Tem muito de Nova York, como uma aparição ainda suntuosa de Sigourney Weaver, o feioso que faz carreira Adam Driver, Candice Bergen. Não chega a ser farsa, é uma lição de vida em família nova-iorquina, pretensiosa e modesta ao mesmo tempo. Uma pequena joia. Já valendo inclusive por sua escolha de episódios.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro