RESENHA CRTICA: Praa Pblica (Place Bublique)
Uma pena que no deu certo mais esta comdia dramtica da experiente dupla Jaoui e Bacri (casados na vida real) que tem tido constantes sucessos de humor
Praça Pública (Place Bublique)
França, 2018. Direção de Agnès Jaoui. Roteiro de Jaoui e Jean-Pierre Bacri. Com Agnès Jaoui, Jean-Pierre Bacri, Levita Azaias, Nina Meurisse, Sarah Suco.
Uma pena que não deu certo mais esta comédia dramática da experiente dupla Jaoui e Bacri (casados na vida real) que tem tido constantes sucessos de humor incluindo logo no inicio aqui uma versão francesa do brasileiro Garota de Ipanema! Mas Bacri que é famoso por seu mau humor - quando o entrevistei ele foi muito mal-humorado e negou ser casado de papel passado com Agnès. Mas tem dado certo com comédias sempre girando em torno de confusões e problemas com a vida burguesa, mas já veterana de um casal que participa de uma festança num belo parque no interior, há apenas 20 quilômetros de Paris. Infelizmente os diálogos são duros e nada engraçados, o elenco de apoio é desconhecido para nós e as sátiras são fracas e mal resolvidas. Tudo isso resulta numa decepção descartável.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.