O Homem Invisivel

Seja como um degenerado ou como um espiao, a figura do homem invisivel atravessa geracoes como um dos textos mais virtuosos de seu genero

27/02/2020 14:14 Por Adilson de Carvalho Santos
O Homem Invisivel

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

Quando em 2017 “A Múmia” naufragou nas bilheterias, parecia acabar ali as pretensões do “Dark Universe”, seguindo a fórmula dos universos compartilhados, de unificar os clássicos personagens dos filmes de terror do tradicional estúdio da Universal. Foi quando o produtor Jason Blum, da Blumhouse Productions, assumiu a tarefa de reiniciar a proposta. Fortalecido pelo Oscar de melhor roteiro original para Jordan Peele em “Corra” (2017), Blum teve com esse e outros sucessos, como o bem sucedido reboot de “Halloween” (2018), a chave para trazer à luz dos novos tempos o clássico de H.G.Wells escolhido para recriar em 2020 o terror de um universo de monstros.

Inicialmente pensado como um veículo para Johnny Depp, o diretor e roteirista Leigh Whannell (Sobrenatural: A Última Chave) decidiu mudar o foco da história, concentrando-se em Cecilia Kass, vítima da perseguição de seu marido abusivo dado como morto, mas que ela acredita estar vivo e ... invisível. Para interpretar a atormentada protagonista, a atriz Elizabeth Moss, da premiada série “Handmaid’s Tale”, que – curiosamente – aos 13 anos dublou o episódio “See No Evil” da série animada “Batman The Animated Series” como uma menina cujo amigo imaginário era na verdade seu pai, um ex-criminoso invisível.

 A mudança de foco permitiu trabalhar o sentimento de paranoia quando vemos uma ameaça que só nós conseguimos enxergar. O sentimento é potencializado pela máxima da ficção científica que mostra o impacto da tecnologia no indivíduo e na sociedade, tema recorrente no gênero literário do qual “O Homem Invisível” nasceu, pela imaginação do escritor britânico H.G.Wells (1866-1946). Whannell decidiu deixar para trás o clássico visual do homem misterioso com o corpo coberto de bandagens em favor de uma abordagem mais “realista” mergulhada no terror provocado pelo mal uso de uma descoberta científica deturpada pela mente insana de um homem que se separa do resto da humanidade. O terror surge quando Cecilia se vê indefesa em um lugar onde seu algoz pode ou não estar, e o clima de ameaça a acompanha onde quer que vá, e assim como a Mia Farrow de “O Bebê de Rosemery”, Cecilia se vê incapaz de conseguir ajuda, exceto pelo amigo policial James (Aldis Hodge) e sua filha Sydney (Storm Reid). Cecília recebeu uma fortuna de seu ex-marido falecido, e descobre da pior maneira que ele não morreu. A noção da falta de privacidade faz ponte com a vida real ao nos remeter com a sensação cada vez crescente de que estamos sempre sendo observados.

Tais divagações sempre enriqueceram a ficção-científica como uma fórmula para questionar os avanços científicos quando o ser humano ainda se demonstra tão preso a seus instintos primitivos como um insano Claude Rains se despindo de suas bandagens com um grito histérico na versão de 1933 da Universal. Impressionante para os dias em que foi filmado, o diretor James Whale (O mesmo de “Frankenstein”) triunfou ao vestir o ator com um tecido aveludado preto da cabeça aos pés antes de filmá-lo diante de um fundo de material e cor iguais permitindo a ilusão de que Rains desaparecia diante dos olhos. Na adaptação a história foi movida de 1896 (como no livro) para 1933. Outra mudança é que o protagonista Jack Griffith é um homem misterioso no livro, sem passado ou ligações afetivas, enquanto no filme de Whale Griffith tem esposa, pai e amigo. Em 1940, a Universal lançou “A Volta do Homem Invisível” (The Invisible Man Returns) estrelado por Vincent Price, em seu primeiro filme de terror. O sucesso ainda gerou uma terceira sequência “A Mulher Invisível” (The Invisible Woman) em tom de comédia, lançado no mesmo ano. O filão ainda rendeu “O Agente Invisível” (the Invisible Agent) de 1942 aproveitando os esforços de guerra fazendo de Frank Griffith (John Hall), neto do personagem original, um super agente americano enfrentando os nazistas. Em 1944, houve ainda “A Vingança do Homem Invisível” (The Invisible Man’s Revenge) com Jon Hall interpretando Robert Griffin, um personagem sem nenhuma ligação com seus predecessores. Em 1951 ainda haveria a paródia “Abbot & Costello Encontram O Homem Invisível” (Abbot & Costello Meets The Invisible Man) antes que os britânicos retomassem a ideia de um super espião para o Dr.Peter Brady nos 26 episódios de “H.G.Wells’ The Invisible Man” , que apesar do título nada tinha a ver com o romance original. Na década de 70 a Tv americana retomou a ideia de um homem invisível herói e espião: Em 1975 David McCallum foi o Dr. Daniel Westin por 12 episódios de “The Invisible Man” seguido de Ben Murphy como o agente Sam Casey em “Gemini Man”, que usava um relógio digital para oscilar entre a visibilidade e a invisibilidade.

O icônico diretor John Carpenter adaptou “Memórias de um Homem Invisível” (Memoirs of na Invisible Man) do livro de H.F.Saint com Chevy Chase. Impressionante foi a técnica que fez o Dr. Sebastian Caine (Kevin Bacon) gradativamente alcançar a invisibilidade, camada por camada expondo tecido, órgãos e ossos em “O Homem Sem Sombra” (The Hollow Man) de 2000 alcançando indicação para o Oscar de melhor efeitos visuais. O filme teve a sequência “O Homem sem Sombra 2”, diretamente lançado em vídeo, com várias referências ao livro de Wells, como o sobrenome de Christian Slater como o Dr. Michael Griffith. Em 2002, com o sucesso de “The Hollow Man”, o ator Vincent Ventresca interpretou um ex criminoso que se torna uma super espião invisível na nova versão do seriado homônimo ao romance de Wells.

Seja como um degenerado ou como um espião, a figura do homem invisível atravessa gerações como um dos textos mais virtuosos de seu gênero desde que foi publicado serializado em 1887 na revista semanal “Pearson’s weekly”, e no mesmo ano publicado como romance. Mais de 130 anos depois, as vantagens de ser criativo como Wells, visionário mas jamais... invisível.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Adilson de Carvalho Santos

Adilson de Carvalho Santos

Adilson de Carvalho Santos e' professor de Portugues, Literatura e Ingles formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela UNIGRANRIO. Foi assistente e colaborador do maravilhoso critico Rubens Ewald Filho durante 8 anos. Tambem foi um dos autores da revista "Conhecimento Pratico Literatura" da Editora Escala de 2013 a 2017 assinando materias sobre adaptacoes de livros para o cinema e biografias de autores. Colaborou com o jornal "A Tribuna ES". E mail de contato: adilsoncinema@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro