Um Absoluto Rigor Cl?ssico de Filmar

Contando uma historia de amor para alem de qualquer meio social ou tempo historico, Zurlini eh inevitavelmente pol?tico e historico em Ver?o violento

05/08/2021 20:24 Por Eron Duarte Fagundes
Um Absoluto Rigor Cl?ssico de Filmar

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

Se o romancista francês Stendhal nascesse no século XX e fosse cineasta, creio que ele encarnaria nas mãos do realizador italiano Valerio Zurlini. Toda a elegância da estética stendhaliana está depositada em todas as imagens de Verão violento (Estate violenta; 1959), uma narrativa de fôlego clássico onde Zurlini exibe sua perícia para filmar os sentimentos mais sutis e ocultos de suas personagens; o rigor de composição dos gestos dos atores, a sinuosa conduta da câmara e a adequada justaposição dos cenários se vão convertendo, lenta e minuciosamente, numa linha de ação estética que acaba por deslumbrar o espectador. Mais do que no também italiano Luchino Visconti, é em Zurlini e em suas desorientadas histórias de amor que o espírito stendhaliano, novecentista e cheio de pudor, vai baixar. Pode-se dizer que Zurlini mistura Stendhal com o cineasta Michelangelo Antonioni; de Stendhal, uma nobreza ancestral; de Antonioni, uma opção pela alma das personagens, desbravada sutilmente.

Em Verão violento Zurlini vasculha, como faria depois em A moça com a valise (1960), um assunto stendhaliano: a incauta e arrebatadora aproximação que um jovem faz a uma mulher mais madura; isto remete ao romance O vermelho e o negro (1830), é claro, mas tudo é conduzido com aquele sabor cinematográfico inconfundível do cinema intelectual europeu das décadas de 50 e 60. Jean-Louis Trintignant é o jovem militar que, vivendo meio deslocado com sua tristeza introspectiva entre os jovens alienados de sua geração, um belo dia é surpreendido por uma paixão nascida de sua visão de uma bela e misteriosa balzaqueana; Eleonora Rossi Drago, tão elegantemente bonita quanto secreta em suas subversões morais ao dar bola a um rapaz, e que foi vista na obra-prima As amigas (1955), de Antonioni, como uma das tensas mulheres burguesas antonionianas, é esta balzaqueana com quem Trintignant perfaz mais um dos grandes duetos interpretativos da história do cinema. A justaposição sentimental de Carlo e Roberta, os protagonistas da história de amor, é feita com lentidão e tato, um processo a que o espectador dos melodramas de hoje não está acostumado; sem pressa, Zurlini vai estabelecendo o passo a passo da relação dos dois. O ponto culminante desta sutileza de filmar os sentimentos está na longa e densa sequência de dança, uma festa de jovens onde a madurona Roberta é inserida pelo desejo de Carlo; é ali, especialmente na aproximação recriminatória de Rosana, uma jovem interessada em Carlo, que o conflito moral e etário das personagens se personifica com uma carga dramática aguda.

Contando uma história de amor para além de qualquer meio social ou tempo histórico, Zurlini é inevitavelmente político e histórico em Verão violento. A cena final do bombardeio contra o trem, com as personagens centrais se desencontrando para se encontrarem no desencontro final ao fim das explosões, restaura a dimensão da época, a Europa de 1943, a guerra mundial e suas torpezas em andamento. Mas a guerra histórica é, também nas vidas de Carlo e Roberta, uma metáfora: a metáfora da impossibilidade amorosa num mundo assim.

 

(Eron Duarte Fagundes – eron@dvdmagazine.com.br)

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1955; mora em Porto Alegre; curte muito cinema e literatura, entre outras artes; escreveu o livro “Uma vida nos cinemas”, publicado pela editora Movimento em 1999, e desde a década de 80 tem seus textos publicados em diversos jornais e outras publicações de cinema em Porto Alegre. E-mail: eron@dvdmagazine.com.br

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro