Os Roteiros de Kleber Mendonca Filho em Livro
As diferencas entre roteiro e filme nao sao muitas. Mas algumas essenciais


Consolidado como um dos mais estimados diretores brasileiros de cinema, o pernambucano Kleber Mendonça Filho publicou o livro Três roteiros (2020). Contém os roteiros de O som ao redor, Aquarius e Bacurau: os roteiros originais e não os resultados finais destes roteiros nos filmes prontos.
As diferenças entre roteiro e filme não são muitas. Mas algumas essenciais. O fim altissonante e bravo do filme Aquarius contrasta com a sequência extra, nostálgica e evocativa, que vemos no roteiro. Bacurau, o filme, não tem o letreiro explicativo do roteiro, onde se põe despido o relato histórico da violência narrativa; o filme sem esta nota inicial se torna mais flutuante ou ambivalente em sua simbologia. No entanto, estas mudanças, se poderiam criar um rumo atmosférico para os filmes, não alteram a essência da visão cinematográfica de Kleber, entre a crônica e o delírio, algo que está misturado na sequência que encerra Aquarius.
O que se pode observar, lendo os três roteiros, é que Kleber é tão bom manejando as palavras quanto atrás das câmaras. O que não surpreende: antes, antes de tudo, antes de fazer filmes, Kleber exercitou seu gosto pelo cinema escrevendo sobre filmes, um crítico.
(Eron Duarte Fagundes – eron@dvdmagazine.com.br)


Sobre o Colunista:
Eron Duarte Fagundes
Eron Duarte Fagundes é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1955; mora em Porto Alegre; curte muito cinema e literatura, entre outras artes; escreveu o livro ?Uma vida nos cinemas?, publicado pela editora Movimento em 1999, e desde a década de 80 tem seus textos publicados em diversos jornais e outras publicações de cinema em Porto Alegre. E-mail: eron@dvdmagazine.com.br

relacionados
últimas matérias




