RESENHA CRTICA: The Rover - A Caada (The Rover)

Fraco filme do diretor australiano David Michod, mas que tem a mo para cenas de violncia e suspense

06/08/2014 21:55 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: The Rover - A Caçada (The Rover)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

The Rover - A Caçada (The Rover)

Austrália, 14. Direção de David Michod. 103 min. Com Guy Pearce, Joel Edgerton, Robert Pattinson, Scott McNairy, Jamie Fallon.

 

David Michod era um australiano veterano roteirista e diretor de curtas, que se consagrou com dois filmes policiais muito violentos, Hesher (Juventude em Fúria, 10 com Joseph Gordon Levitt) e principalmente Reino Animal (também do mesmo ano, mas um pouco anterior,  que lhe deu o premio de direção do Sindicato Local, além de 8 prêmios no Australian Film Institute. Também tornou famosa uma veterana atriz Jackie Weaver, que hoje trabalha em Hollywood).

Tanto prestigio o levou a ser escolhido para o Festival de Cannes deste ano com este filme The Rover,  que não tem tido a mesma repercussão.  Enfim não agradou nem mesmo tendo argumento de um ator local (Joel Edgerton, O Grande Gatsby, A Hora mais Escura).  Nem por chamar para o elenco Robert Pattinson, agora liberto da serie Crepúsculo, mas nem por isso dando maiores sinais de vida ou talento. 

A influência maior parece ter sido mesmo de Road Warrior (mais famoso como a série Mad Max) já que se passa  na  Austrália 10 anos depois de um acontecimento chamado de O Colapso que deixou todo mundo mal e sem suprimentos. Não chega a ser um apocalipse de outros filmes bandos de homens armados passam atirando e com munição para deixar todos felizes . Guy Pearson faz Eric, que sai atrás de um grupo que lhe roubou o carro com a ajuda de Pattinson (Rey), cujo irmão (Scoot) é um dos ladrões.  O filme não se define direito com a dupla que poderia ser tornar amigos ou parceiros.  É evidente que o Sr. Michod tem a mão para cenas de violência e suspense mas não consegue encontrar nenhuma novidade no gênero. Nada é muito explicado, o que é uma alternativa, mas dificulta o expectador a se interessar pelo assunto ou pela dupla.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro