RESENHA CRTICA: O Danarino do Deserto (Desert Dancer)

provvel que o pblico de dana e aquele que procura um projeto diferente embarque nesta histria real

20/04/2015 16:58 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Dançarino do Deserto (Desert Dancer)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Dançarino do Deserto (Desert Dancer)

Inglaterra, 14, 98 min. Direção de Richard Raymond. Com Freida Pinto, Reece Ritchie (como Afshin), Nazanin Boniadi, Tom Cullen, Marama Corlett, Simon Kassianides, Akin Gazi.

É provável que o público de dança e aquele que procura um projeto diferente, “mais artístico” embarque nesta história real, que foi dirigida por um jovem inglês estreante (este é o primeiro longa de Raymond que havia feito dois curtas e produzido o longa A Marca da Vingança com Jim Sturgess). A falta de experiência fica demonstrada numa narrativa medíocre, sem muita naturalidade, uma trama extremamente previsível. E uma discrição bem grande em denunciar os abusos e absurdos da ditadura religiosa do Irã, tudo muito polido e um detalhe estranho, o protagonista vivido por um certo Reece (que esteve em vários filmes inclusive Príncipe da Pérsia, Um Olhar do Paraíso, Hércules como Iolaus, no filme de Dwayne Johnson, 10.000 A.C.) mas que mesmo continua desconhecido. Embora faça o papel titulo, não se revela um grande dançarino e um ator coadjuvante que aparece nos números com ele, brilha muito mais ainda mais quando o reconhecemos como Lord Gillighan, de Dowtown Abbey. Muito mais vigoroso e convincente. Já a mocinha a indiana Frieda Pinto (Quem Quer Ser um Milionário?) é uma figura delicada, se move com finura mas esta muito mais cativante que em filmes de Woody Allen ou Os Imortais.

Um prólogo o mostra estudante interessado em artes, depois em dança mas tem a infelicidade de viver num momento em que o governo proibiu a dança em público (e o grupo de reacionárias sai pelas ruas batendo nos que insistem em dançar). Vai estudar na Universidade de Teheran onde vai fazer dois amigos que o ajudarão, Ardavan (o ingles Cullen) e Metran (estudante de engenharia). Nasce um primeiro grupo, um troupe, Freida faz Elaheh, filha de dançarina profissional que os ensina técnica. Tudo vai sucedendo mas o espectador não tem muita informação de contexto político para entender detalhes ou a dinâmica do protesto. É uma rebelião quieta e sofrida, que só terá logicamente seu clímax quando já ao final ele se apresentará na França. Mas será que só eu que sentiu a falta de mais dança?

Rodado no Marrocos, ainda o mais liberal dos países árabes.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro