RESENHA CRTICA: Amores Urbanos

Aqui est um filme brasileiro que merecia mais ateno, o primeiro longa de uma talentosa diretora de curtas

30/05/2016 01:26 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Amores Urbanos

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Amores Urbanos

Brasil, 16. Direção de Vera Egito. Com Maria Laura Nogueira, Thiago Pethit, Renata Gaspar, Ana Cañas, Lucas Veríssimo, Bernardo da Fonseca, Sarah Oliveira, Lygia Cortez.  

Aqui está um filme brasileiro que merecia mais atenção, o primeiro longa de uma talentosa diretora de curtas, que nos dá uma visão arguta e sensível, sem exageros ou escândalos, do que seria a vida de um certo tipo de jovens paulistanos de vinte e tantos anos, até trinta. Meio perdidos em se afirmarem profissional e emocionalmente. Ao contrário de outros filmes menos bem sucedidos, a diretora não é fria nem condescendente. Mesmo com orçamento modesto, pinta um retrato verossímil dos que vivem em São Paulo, em busca de uma profissão e uma afirmação pessoal. Talvez pudesse ter acrescentado um punhado a mais de humor que poderia contrabalançar sua falta de sentimentalismo.

Julia (Maria Lucia) esta num novo emprego com um estilista, aparentemente infeliz, sem perceber que não esta agradando aos patrões. Já perto dos trinta rebela-se com isso, mas ainda depende dos pais (como sempre gosto especialmente de Lygia Cortez) e não sabe se entender com os namorados ocasionais. Suas bases são os dois amigos e vizinhos, um jovem gay infeliz também por não ter superado a rejeição dos pais (do pai em particular) e não conseguir manter uma relação estável com um rapaz que gosta dele. Fui capturado pela interpretação da Micaela (Renata Gaspar) que é lésbica assumida, mas incapaz de mentir ou aceitar falsidades (tem um casinho com uma jovem atriz de crescente sucesso feita por Ana Cañas, mas que afirma não estar preparada para uma ligação mais estável e assumida). Renata nunca cai na caricatura ou no excesso, embora tenha o papel mais difícil e o resultado mais humano. Acredito que tenha sido o trabalho da diretora que conseguiu um filme naturalístico que evita excessos ou choques optando por pintar um retrato humano e crível de pessoas que encontramos hoje em muitos lugares desta cidade e deste tempo.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro