Segundas Intenções

Perdoem o título em português genérico e superficial dessa ótima fita dramática independente, digna, com humor sadio e um excepcional trabalho de Patrick Stewart

19/06/2017 16:52 Por Felipe Brida
Segundas Intenções

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Segundas intenções (Match). EUA, 2014, 92 min. Drama. Dirigido por Stephen Belber. Distribuição: Flashstar

Tobi Powell (Patrick Stewart) é um veterano professor de dança, dedicadíssimo à profissão. Quase octogenário, gay e sozinho, vive tranquilamente em um apartamento na velha Manhattan. Após um contato, aceita conceder entrevista à jornalista Lisa Davis (Carla Gugino), acadêmica que está escrevendo uma tese sobre a dança na cidade de Nova York. Acompanhada do marido, o policial Mike (Matthew Lillard), ela é bem recebida no apartamento de Tobi, porém a vida dos três mudará devido a uma série de segredos que vem à tona durante a entrevista.

Perdoem o título em português genérico e superficial dessa ótima fita dramática independente, digna, com humor sadio e um excepcional trabalho de Patrick Stewart, que implode paradigmas dos papéis que costuma interpretar no cinema de ficção científica e ação (como as franquias X-Men e Star Trek). Ele interpreta um carismático professor de dança, homossexual, membro da Juilliard School, que viveu toda uma história no mundo da dança norte-americana. Hoje, é um homem solitário, mora num aconchegante apartamento em Manhattan, faz tricô assistindo televisão, fuma maconha e tem o estranho hábito de colecionar as pontas de suas unhas cortadas num pote, como objeto de decoração na sala. A rotina do velho senhor se transforma da água para o vinho quando recebe em casa uma jornalista, com o marido, que, numa entrevista para sua tese, pretende traçar um perfil da dança em Nova York nos anos 60. Com o passar das horas juntos, revelações surgem abalando o clima harmonioso daquele dia aparentemente comum.

Do início ao fim o filme assume o estilo teatral, com diálogos intensos sobre trabalho, intimidades, arte, sexo e vida, rodado em poucos ambientes (quase tudo ocorre na sala, durante a entrevista) e dá liberdade aos três atores, resultando em uma obra sensata e emocionante, inclusive para o público menos familiarizado com o cinema independente.

E para finalizar destaco de novo: a atuação de Patrick Stewart, aos 75 anos, é a alma graciosa do filme. Ele arriscou e se deu bem nesse exercício particular da carreira, brindando-nos com um papel magistral!

Produzido em 2014, chegou no Brasil somente agora em DVD, lançado pela A2 Filmes com o selo da Flashstar.

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro
30 fotos grátis na 1a compra BF3