Maratona da Morte

O universitário nova-iorquino Thomas ‘Babe’ Levy (Dustin Hoffman), que pratica maratonas de corrida, envolve-se acidentalmente em uma terrível conspiração internacional, com um nazista foragido, diamantes roubados, torturas e assassinatos.

14/02/2018 12:10 Da Redação
Maratona da Morte

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar


Maratona da Morte 
(Marathon man). EUA 1976, 125 min. Ação/Suspense. Colorido. Dirigido por John Schlesinger.

Excelente thriller de espionagem, um de meus filmes favoritos, dirigido pelo falecido John Schlesinger, que criou um clima único, de terror, tensão e paranoia. O explosivo roteiro é de William Goldman (hoje vivo, aos 87 anos), ganhador do Oscar por “Butch Cassidy” (1969) e “Todos os homens do presidente” (1976), que adaptou seu próprio livro para o cinema, fazendo justiça ao teor da ideia central.

Dustin Hoffman, indicado ao Globo de Ouro e ao Bafta pelo papel do estudante maratonista, interpreta “o homem errado”, injustamente aprisionado em uma armadilha mortal. Num beco sem saída, frente a frente com diamantes roubados e bandidos perigosos, irá se confrontar com o pior de seus pesadelos, um sinistro dentista nazista chamado Dr. Szell (papel formidável de Laurence Olivier, indicado ao Oscar pelo excelente trabalho, que rendeu a ele o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante). A cena em que Hoffman é torturado na cadeira de dentista, por Olivier, é antológica e ainda causa aflição.

Há uma trilha sonora inesquecível de Michael Small, uma Marthe Keller jovial e deslumbrante (indicada ao Globo de Ouro também, coadjuvante), reviravoltas de tirar o fôlego, uma edição de ouro (do falecido Jim Clark, indicado aqui ao Bafta) e participações intrigantes de duas feras, Roy Scheider e William Devane.

Espero que gostem do filme tanto quanto eu! Já disponível em DVD e Blu-ray pela Paramount.

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro
30 fotos grátis na 1a compra BF3