O Mais Desassombrado dos Ficcionistas de Hoje

A insônia do verbo em Lobo Antunes é mesmo um arquipélago

15/08/2018 23:53 Por Eron Duarte Fagundes
O Mais Desassombrado dos Ficcionistas de Hoje

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

Aquilo que se dizia da brasileira Clarice Lispector em tempos idos vale hoje em dia para o português António Lobo Antunes: ninguém escreve como este ficcionista lusitano; a voracidade do texto cujo fluxo impetuoso segue como uma torrente mas às vezes apresenta provocativas interrupções sintáticas. O arquipélago da insónia (2010) se insere dentro do atual quadro da literatura de Lobo Antunes, onde as aventuras formais radicais se tornam cada vez mais exigentes, feitas para um leitor que gosta da invenção de escrever.

As vozes narrativas se superpõem, a complexidade do entredevoramento das vozes podem causar perplexidade e um forçado distanciamento de leitura, mas o ritmo voluptuoso das orações invade os nervos literários de quem lê. “De pouco me recordo antes da herdade e da casa, lembro-me de um homem deitado quase às escuras porque um dente de metal brilhava a dizer a outros homens difíceis de distinguir no quarto, fazendo parte do reboco talvez”. O que propõe Lobo Antunes, mais uma vez, é um conhecimento do inferno, um fado alexandrino, os cavalos que fazem sombra no mar, a noite escura para a qual não nos exige pressa de entrar, a pedra de vocábulos que havemos de amar a despeito de tudo. “Daqui a nada é manhã/ e não será manhã nunca.” A insônia do verbo em Lobo Antunes é mesmo um arquipélago: são vários sonhos que formam este arquipélago.

 

(Eron Duarte Fagundes – eron@dvdmagazine.com.br)

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1955; mora em Porto Alegre; curte muito cinema e literatura, entre outras artes; escreveu o livro “Uma vida nos cinemas”, publicado pela editora Movimento em 1999, e desde a década de 80 tem seus textos publicados em diversos jornais e outras publicações de cinema em Porto Alegre. E-mail: eron@dvdmagazine.com.br

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro