Um Doce Refugio
O designer grafico Michel sempre foi fascinado por avioes e desde pequeno gostaria de pilotar um. Sem que a esposa saiba, compra um caiaque, que possui aerodinamica semelhante a uma aeronave, e parte sozinho para uma viagem em busca de um velho sonho.
Um Doce Refúgio (Comme un avion). França, 2015, 104 min. Comédia dramática. Colorido. Dirigido por Bruno Podalydès. Distribuição: Mares Filmes
Uma apaixonante comédia francesa escrita, dirigida e protagonizada por Bruno Podalydès, num papel diferente do que costumamos ver por aí. Ele interpreta um artista gráfico sonhador, que vive aéreo, afundado em pensamentos sobre a vida. Ouve músicas clássicas para fugir da chata realidade, ama tecnologia e é vidrado em aviões. Resolve comprar um caiaque, tira férias sem a esposa desconfiar e segue para uma incrível viagem pelo interior da França, passeando por lindos campos e rios, onde reinventará um avião com muita criatividade e persistência. Os dias que passará afastado do intenso cotidiano mudarão para sempre sua forma de ver o mundo.
Indico para quem curte fitas leves, agradáveis, fáceis de assimilar. O filme é pura poesia, bem-humorado, soa ingênuo com suas alegorias românticas e é muito bucólico (as lindas paisagens campestres do interior da França aguçam nossa vontade de ir para lá).
O ator Bruno Podalydès segue os primeiros passos na direção, sendo um bom exemplo à nova geração de cineastas de seu país. Ele também soube escolher a trilha sonora, com músicas clássicas, como Bach, e outras famosonas norte-americanas, dentre elas duas que gosto demais, “Don't let me be misunderstood” e “Michael row the boat ashore”. E escalou duas atrizes maravilhosas que não passam despercebidas, Sandrine Kiberlain (como a esposa de Michel) e Agnès Jaoui (indicada ao César de atriz coadjuvante por este trabalho). Em DVD pela Mares Filmes.
Sobre o Colunista:
Eron Duarte Fagundes
Eron Duarte Fagundes é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1955; mora em Porto Alegre; curte muito cinema e literatura, entre outras artes; escreveu o livro Uma vida nos cinemas, publicado pela editora Movimento em 1999, e desde a década de 80 tem seus textos publicados em diversos jornais e outras publicações de cinema em Porto Alegre. E-mail: eron@dvdmagazine.com.br