Cidade Zero

Chefe de inspecao industrial, Aleksei Varakin (Leonid Filatov) sai em viagem de negocios partindo de Moscou, onde mora e trabalha, para uma cidadezinha no interior da Russia. O lugar eh tomado por habitantes de comportamentos bizarros. A cada hora do dia ele se envolve em uma serie de acontecimentos que fogem da ordem natural, ate descobrir que nunca podera sair da cidade

16/11/2019 03:12 Por Felipe Brida
Cidade Zero

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

Cidade Zero (Zerograd). URSS, 1988, 101 minutos. Comédia/Drama. Colorido. Dirigido por Karen Shakhnazarov. Distribuição: CPC-Umes Filmes

Mais uma comédia dramática de ar político de Karen Shakhnazarov, um dos mais profícuos cineastas da Rússia e que desde 1998 dirige o Mosfilm, o mais antigo estúdio de cinema do país. É uma nítida sátira sobre as transformações que a URSS passou com a derrocada do Socialismo (o filme foi rodado em 1988). A história ocorre em um dia inteiro na vida de um cidadão comum preso numa cidadezinha russa onde, sem querer, participa de situações inusitadas e absurdas, que beiram o caos. O coitado do homem, nesta viagem a negócios, vive um pesadelo real, nada pelo caminho tem nexo. Chega até a entrar num looping, em que os eventos se repetem.

Nesse diálogo direto com o cinema nonsense, meio Buñuelesco, meio Kafkiano, o diretor utiliza um humor sério e refinado (por isso para público restrito), para gerar uma reflexão acerca da reestruturação da Rússia durante a abertura econômica e política nos anos 80 (chamada de Perestroika e Glasnost), quando para os cidadãos nada parecia fazer sentido – ele aproveita também para criticar a burocracia na repartição pública que até hoje, em qualquer lugar do mundo, trava o sistema.

Shakhnazarov escreveu o brilhante roteiro com seu velho parceiro de cinema Aleksandr Borodyanskiy, onde recorrem a sequências que lembram outro filme da dupla, “Sonhos” (1993). Há passagens incrivelmente bem montadas, como o encontro do protagonista com uma secretária nua e a mais famosa delas, a visita a um museu de cera, onde o personagem central, andante e errante, não compreende o novo mundo à sua volta.

Ponto de destaque também é a trilha sonora, de Eduard Artemev, realizador de inúmeras trilhas de filmes e que assinou vários longas de Andrei Tarkovski, como “Solaris”, “O espelho” e “Stalker”.

“Cidade Zero” é o sétimo filme de Karen Shakhnazarov lançado em DVD pela CPC-Umes Filmes – a distribuidora, especializada em cinema soviético e russo, já brindou o público com raridades feitas por cineastas renomados, dentre elas “Vá e veja”, “Braço de diamante”, “O velho e o novo”, “Solaris” etc. Conheça o catálogo da CPC-Umes!

 

 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro