SAG AWARDS 2020
O 26o SAG awards, ocorrido neste domingo 19 de janeiro, teve a vitoria de cartas marcadas, o que nao significa dizer que foram destituidas de merito
O 26º SAG awards, ocorrido neste domingo 19 de janeiro, teve a vitória de cartas marcadas, o que não significa dizer que foram destituídas de mérito. Tanto Joaquim Phoenix por “O Coringa” como Renée Zellweger por “Judy – Além do Arco Íris” repetiram o triunfo alcançado no Globo de Ouro e no Critic’s Choice Award. Barbadinha para o Oscar dia 9, também, foi o prêmio actor dado a Brad Pitt por “ Era Uma Vez em Hollywood”. O discurso que esses atores fizeram na noite do prêmio foi de gratidão e emoção genuína com Joaquin Phoenix mencionando respeitosamente cada um dos indicados e terminando com menção honrosa a Heath Ledger, seu antecessor no papel do Coringa, e nas palavras de Joaquin “seu ator favorito”. Reconhecimento também esteve nas palavras de Renée Zellweger ao lembrar o quanto Hollywood ainda ama Judy Garland “50 anos depois sua comunidade ainda pensa em você”. Nenhum discurso da noite foi tão inflamado quanto o do veterano Robert de Niro, quer corajosamente rompeu o silêncio para se pronunciar contra o abuso de poder. Mesmo sem mencionar o nome do presidente, ficou claro sua posição, sua opinião sincera e corajosa sobre o atual momento do governo Trump, do qual De Niro sempre se mostrou um opositor. Aplaudido de pé por todos, de Niro mostrou por que é seguramente um dos atores mais influentes e importantes de Hollywood.
A surpresa da noite foi o prêmio principal do SAG, melhor elenco de filme, dado a “Parasite”, um filme sul-coreano de drama e humor negro que vem conquistando número crescente de admiradores. O filme, que teve estreia mundial ano passado no festival de Cannes, traz uma mensagem sobre convivência, tolerância e sobrevivência que o fez conquistar 99% de aprovação no famigerado “rotten tomatoes”. O filme de Bong Joon-ho se sobressaiu em meio a pesos pesados como “O Irlandês” e “Era Uma Vez em Hollywood” e entrou para a história como o primeiro filme em língua estrangeira a ganhar o prêmio.
Na Tv Jennifer Anniston, a eterna Rachel de ”Friends” ganhou o prêmio de melhor atriz em série de drama por “The Morning Show”, embora não fosse a favorita. Seu discurso emocionado não deixou de lado o nome do amigo Adam Sandler, esnobado nas indicações apesar de atuação igualmente surpreendente em “Uncut Gems”. Peter Dinklage também parecia não acreditar mais uma vitória pelo papel de Tyrion, representado em “Game of Thrones”, série encerrada ano passado, mas de impacto ainda sentido nas mídias sociais, no carinho dos fãs e nas premiações. A mini-série “Fosse/Verdon” produzida pela FOX levou os prêmios da noite de ator e atriz para Michelle Williams e Sam Rockwell. A personificação destes, principalmente de Michelle Williams, é de fato impressionante.
O momento comovente do “In Memorian” lembrou a saudade de grandes nomes da TV e do cinema que nos deixaram em 2019 como Peter Fonda, Doris Day, Luke Perry, Georgia Engel entre outros. Abaixo a relação dos premiados. Nos vemos no Oscar dia 9 de fevereiro.
MELHOR ELENCO DE FILME
Parasita
MELHOR ATRIZ
Renée Zellweger – Judy - Muito além do Arco-Íris
MELHOR ATOR
Joaquin Phoenix – Coringa
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Laura Dern – História de um Casamento
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Brad Pitt – Era Uma Vez… em Hollywood
MELHOR ELENCO DE DUBLÊS EM FILME
Vingadores: Ultimato
MELHOR ELENCO DE SÉRIE DE DRAMA
The Crown
MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE DRAMA
Jennifer Aniston – The Morning Show
MELHOR ATOR EM SÉRIE DE DRAMA
Peter Dinklage – Game of Thrones
MELHOR ELENCO DE SÉRIE DE COMÉDIA
The Marvelous Mrs. Maisel
MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE COMÉDIA
Phoebe Waller-Bridge – Fleabag
MELHOR ATOR EM SÉRIE DE COMÉDIA
Tony Shalhoub – The Marvelous Mrs. Maisel
MELHOR ATRIZ EM MINISSÉRIE OU FILME PARA A TV
Michelle Williams – Fosse/Verdon
MELHOR ATOR EM MINISSÉRIE OU FILME PARA A TV
Sam Rockwell – Fosse/Verdon
MELHOR ELENCO DE DUBLÊS EM SÉRIE DE COMÉDIA OU DRAMA
Game of Thrones
HOMENAGEADO DO ANO
Robert DeNiro
Sobre o Colunista:
Adilson de Carvalho Santos
Adilson de Carvalho Santos e' professor de Portugues, Literatura e Ingles formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela UNIGRANRIO. Foi assistente e colaborador do maravilhoso critico Rubens Ewald Filho durante 8 anos. Tambem foi um dos autores da revista "Conhecimento Pratico Literatura" da Editora Escala de 2013 a 2017 assinando materias sobre adaptacoes de livros para o cinema e biografias de autores. Colaborou com o jornal "A Tribuna ES". E mail de contato: adilsoncinema@hotmail.com