RESENHA CRTICA: Invisvel (Invisible)

o filme uma derrapada assustadora e insuportvel para a maior parte dos espectadores. Candidato certo ao filme mais aborrecido do ano

03/11/2017 12:22 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Invisível (Invisible)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Invisível (Invisible)

Argentina, 17. 1h17min. Direção e roteiro de Pablo Giorgelli. Com Mora Arenillas, Mara Bestelli, Agustina Fernandez, Diego Cremonesi, Paula Fernandez Mbarak.

A vida e o cinema são muito cruéis. Vejam o que aconteceu com o diretor argentino chamado Pablo Giorgelli (1967- ), um roteirista que conseguiu fazer inesperado sucesso com um filme chamado Las Acacias, 2011, que fez inesperado sucesso em toda parte. Melhor estreia na Argentina, melhor filme em Bergen, Biarritz, Bratislava, também Grand Prix, melhor filme; British Film Institute, 4 prêmios em Cannes (entre eles Camera D´Or para estreante), Lima, Oslo, o importante San Sebastian.

Passou no Brasil, mas se me lembro bem em circuito de arte apenas, porque o filme de estrada é um pouco melancólico. Ruben é o nome de um solitário motorista de caminhão que está levando há anos a carga de Assunção, no Paraguai para Buenos Aires, levando madeira. Mas a viagem agora é diferente por causa de Jacinta, que o acompanha como passageira levando escondida a pequena Anahi, de oito meses. Os dois não conversam muito nem exigem muito, mas daquela viagem algo importante pode surgir. Preciso dizer mais?

Bom, o encantamento geral não se espalhou para o próximo filme do diretor que se chama justamente Invisível (Invisible, 17). Pobre coincidência porque o filme em coprodução com a França e participação da Itália, não deu certo em nenhum grande Festival (só temos registro de que concorreu em branco em Veneza).

Agora a história se passa em Buenos Aires, onde Ely tem 17 anos, e depois da escola trabalha numa loja de Pets. Quando descobre que está grávida, entra em crise, apesar de querer demonstrar que nada sucedeu de diferente. Com medo e preocupada ela tem problemas em tomar uma decisão. Porque o pai é um adulto, filho casado do seu patrão. Tem gente que pode gostar da atriz porque ela passa a maior parte do filme em total silêncio. O diretor adora cenas silenciosas em que a heroína fica olhando pela janela, da casa, ou do ônibus. Ou seja, não há ação, quase nenhuma trama ou momento de ação. A brincadeira que os críticos fizeram é que tem 87 minutos mas parece 87 horas! Ficamos sem saber quase nada de sua vida em casa, mas o filme é uma derrapada assustadora e insuportável para a maior parte dos espectadores. Candidato certo ao filme mais aborrecido do ano. Realmente é invisível no melhor termo da palavra.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro