Klute - O Passado Condena

O detetive particular John Klute investiga o desaparecimento de um empresario em Nova York. Suas pistas o levam a uma misteriosa prostituta de luxo, Bree. Mesmo contra a vontade, ela ajudara no caso. Para isso Bree tera que ensinar a Klute como funciona o submundo da prostituicao

27/07/2020 03:30 Por Felipe Brida
Klute - O Passado Condena

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

Klute - O Passado Condena (Klute). EUA, 1971, 114 minutos. Suspense. Colorido. Dirigido por Alan J. Pakula. Distribuição: Warner Bros. 

Thriller engenhoso, “Klute”, que teve no Brasil um subtítulo sem sentido, é um suspense classe A que deu a Jane Fonda seu primeiro Oscar em 1972, além do Globo de Ouro. Ela está linda, então com 34 anos, no auge da carreira, contracenando com outra fera do cinema, Donald Sutherland.  

Intrigante do começo ao fim, é uma obra inteligente que mistura política, crime, chantagem, e foi um dos primeiros a mostrar a rotina das prostitutas de luxo em Nova York (hoje vendo ficou um pouco datado, Jane Fonda com roupas coladas cheias de lantejoulas, de cabelos curtinhos, mas a moda era essa - estamos falando de 1971). 

Quem conhece os trabalhos de Alan J. Pakula (1928-1998) vai notar a trama política crescendo na história, com muitos nomes, personagens secundários, um quê de voyeurismo no meio e espionagem. O diretor era um mestre no assunto, com fitas importantes como “A trama” (1974), “Todos os homens do presidente” (1976) e “O dossiê pelicano” (1993). Preste atenção nos detalhes para não se perder! 

A trilha sonora do minimalista Michael Small dá o tom para o clima de suspense, e a fotografia perturbadora do genial Gordon Willis também – ele foi o diretor de fotografia de vários filmes de Woody Allen (“Noivo neurótico, nova nervosa”, “Interiores”, “Manhattan”, “Memórias”, “Zelig”), de clássicos do cinema como a trilogia “O poderoso chefão” e depois trabalharia com Pakula em outros filmes, como o já mencionado “Todos os homens do presidente”, “Raízes da ambição” e “Inimigo íntimo”.  

Recebeu ainda indicação ao Oscar de melhor roteiro. 

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na área de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semiótica e História da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso técnico de Arte Dramática no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantém as colunas Filme & Arte, na rede "Diário da Região", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatório da Imprensa e para o informativo eletrônico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canadá). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rádio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notícia da Manhã. Ex-comentarista de cinema nas rádios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como júri em festivais de cinema de todo o país. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha

relacionados

Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro