RESENHA CRTICA: Um Belo Domingo (Um Beau Dimanche)

O filme tem o estilo de drama Francs moderno, que anda na moda

20/08/2014 16:03 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Um Belo Domingo (Um Beau Dimanche)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Um Belo Domingo (Um Beau Dimanche)

França, 14. 95 min. Direção de Nicole Garcia. Com Pierre Rochefort, Louise Bourgoin, Dominique Sanda, Eric Ruf, Deborah François,Benjamin LaVernernhe, Mathias Brezot, Olivier Lousthau.

 

Aquele estilo de drama Francês moderno, que anda na moda e permitiu aqui mais uma experiência da veterana atriz Nicole Garcia (que já está perto dos setenta anos) como diretora! Em vez das tramas serem muito bem armadas, agora tudo parece casual, meio sem querer, mesmo quando passa de famílias muito pobres para outras bem mais ricas. Não aprecio especialmente este tipo de melodrama embarcado, mas nem por isso previsível. O herói é um professor alto e normal, que largou sua família muito rica mas exigente (também antipáticos, pretensiosos e chatos) há muitos anos. Mas agora concorda em procurá-los porque de repente parece ter que assumir a responsabilidade de criar um pré-adolescente. E aquele que era incapaz de ficar mais de três semanas  no mesmo empregado, agora se envolve com uma jovem vulgar e solta (a charmosa Louise Bourgoin, de As Múmias do Faraó, Um Evento Feliz). Ou seja, nada de muito novo, nem as locações poucos comuns em Montpellier, ou Seilh, nos Pirineus.

É verdade que houve um momento que me tocou quando aparece já muito senhora a lendária Dominique Sanda, que foi a Greta Garbo de sua época , musa de Bertolucci e que faz a mãe do herói, de forma até comovente (ela chega a convencer como a megera de duas faces). É verdade que o final podia ter uma conclusão mais forte, menos aberto.  Mas o que fazer quando hoje parecem que as pessoas não gostam mais de explicações ou justificativas. É porque é, vale porque vale, se esbofeteiam muito de passagem e pronto... tudo cada vez mais passageiro e sem interesse...

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro