O Mistério da Felicidade (El Mistero de la Felicidad)

Por mais que eu queira gostar do filme parece que o script é apenas um esboço que ficaram com medo de desenvolver

24/06/2015 16:57 Por Rubens Ewald Filho
O Mistério da Felicidade (El Mistero de la Felicidad)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Mistério da Felicidade (El Mistero de la Felicidad)

Argentina/Brasil, 14. 95 min. Direção de Daniel Burman. Com Guillermo Francella, Ines Estevez, Fabian Arenillas, Alejando Awada, Maria Fiorentino, Sergio Boris, Claudia Ohana (mal se vê).

O diretor argentino Burman já é Cult aqui no Brasil, graças aos filmes que tem exibido por aqui. Sempre comédias humanas, em geral em torno de ambientes e situações típicos de judeus (mas não aqui) que resultaram em bons trabalhos como Esperando o Messias (2000), O Abraço Partido (04), As Leis de Família (06), Ninho Vazio (08), Dois Irmãos (10), A Sorte em Suas Mãos (10).

Desta vez se percebe que houve um upgrade técnico (os outros eram meio toscos) na qualidade da fotografia e ambientação, na trilha musical saborosa (com alguma menção de musica brasileira, até porque há umas poucas cenas rodadas no Rio de Janeiro). O resultado é um filme simpático e agradável mas que carece de aprofundamento, humor, personagens coadjuvantes (já que os protagonistas não tem filhos, nem amigos, ou família! Falta portanto situá-los num ambiente para torná-los mais reais e verdadeiros.

Enfim, fica devendo. É a história de dois grandes desde a juventude que continuam sócios e bem sucedidos, em diversos negócios (embora a gente só veja uma loja de eletrodomésticos e o hábito de jogar em cavalos, coisa que parece que só argentino ainda costuma fazer!). A sequência inicial feita com muita habilidade é formidável e faz imaginar uma grande comédia que não se configura. Um dos amigos que é casado, Eugenio (Fabian) resolve sumir, sem dar satisfações ou explicações. Se fosse filme americano teria sido sequestro ou assassinato. Só que o amigo fica muito abalado e não tem outro remédio se não aceitar a intromissão da mulher do outro (apesar de tantos anos eles não tem maior intimidade!). Os dois eventualmente ficam amigos (porque ela sabe-se lá porque ela começa megera e depois vira santa!). Ou seja, por mais que eu queira gostar do filme parece que o script é apenas um esboço que ficaram com medo de desenvolver.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), além de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados críticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a década de 1980). Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fãs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleção particular dos filmes em que ela participou. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de “Éramos Seis” de Maria José Dupré. Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o único de seu gênero no Brasil.

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro