RESENHA CRTICA: O Dono do Jogo (Pawn Sacrifice)
O filme pode ser interessante e at absorvente. Desde que voc se interesse pelo assunto e o jogo de xadrez
O Dono do Jogo (Pawn Sacrifice)
EUA, 15. 115 min. Direção de Edward Zwick. Com Tobey McGuire, Liev Schreiber, Michael Sthulbarg, Peter Sasgaard, Lily Rabe, Robin Weigert.
É curioso como o diretor Zwick, apesar de ter feito filmes importantes e de sucesso não tenha passado para o primeiro time de realizadores de Hollywood. Dirigiu entre outros, Nova York Sitiada, O Último Samurai com Tom Cruise, Amor e Outras Drogas, com Anne Hathaway, Diamantes de Sangue e Lendas da Paixão. Mas sua carreira vai declinando com este modesto drama que pode interessar a um público pequeno que são os fãs jogadores de xadrez. Na verdade é um drama depressivo sobre o mais famoso jogador de xadrez do mundo, Bobby Fischer, interpretado aqui pelo ex-Homem Aranha, Tobey McGuire.
Rodado no Canadá e Islândia, o filme foi muito mal de bilheteria nos EUA não passando dos 2 milhões e pouco de dólares de renda. É preciso conhecer o jogo e se interessar por ele, para seguir a trajetória desde criança de Bobby que em 1982, ainda durante a Guerra Fria, Bobby Fischer, prodígio americano, enfrenta o campeão soviético, Boris Spassck (Liev) no que é também uma luta pelo poder. O título original o sacrifício do Peão, é uma jogada do xadrez em que o jogador sacrifique seu peão em troca de uma pequena vantagem, como mais espaço para suas peças ou posicioná-las melhor para um posterior ataque.
Embora os jogadores de xadrez façam pequenas restrições técnicas ao filme, ele teve boa critica e pode realmente interessar além dos especialistas aqueles que lidam com a saúde mental. Por que basicamente é um estudo de um jogador obcecado em conseguir realizar a maior vitória de sua carreira, se tornar o campeão mundial num confronto em Reykjavik, Islândia (Fischer inspirou outros filmes entre eles, o talentoso Searching for Bobby Fischer, de Steve Zaillan).
Escrito por Steven Knight (Locke) conta-se bem a história com a ajuda de Tobey que foi essencial para o filme sair (ele é co produtor e foi quem gerou o projeto). É um desafio para o ator, registrar a mente que aos poucos vai se esfacelando, chegando mesmo à loucura (ainda mais porque seu nome já foi esquecido ao menos pelos menos interessados, porque faleceu em 2008 quando estava com 64 anos). A história é contada no auge da paranoia, mas também retorna a sua infância quando sua mãe Regina era suspeita comunista sob vigilância do FBI, aos 6 anos aprendeu sozinho o jogo para se acalmar. E aos 12 já era uma estrela em ascensão sendo aos 15 o mais jovem “grandmaster”. Sua obsessão sempre foi vencer os russos que eram o líderes do esporte. Ajudado por um excelente grupo de coadjuvantes (e novamente Liev vai crescendo de filme a filme) O Dono do Jogo pode ser um filme interessante e até absorvente. Desde que você se interesse pelo assunto e o jogo.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.