RESENHA CRTICA: A Noite do Jogo (Game Night)

Esperto e engraado, o filme faz uma diverso muito boa que funciona at mesmo nos letreiros finais

10/05/2018 16:35 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: A Noite do Jogo (Game Night)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

A Noite do Jogo (Game Night)

EUA, 18. 1h40. Direção de John Francis Daley e Jonathan Goldstein. Roteiro de Mark Perez. Com Jason Bateman,Rachel McAdams, Michael C. Hall, Kyle Chandler, Sharon Horgan, Billy Magnussen, Lamorne Morris, Kylle Bunbury, Danny Huston.

Foi um inesperado sucesso esta comédia-policial (se preferirem descrevê-la assim) que tinha orçamento de 37 milhões de dólares e já rendeu mais de 68 milhões e no exterior, 114 milhões! Nada mal para o trabalho de uma dupla praticamente desconhecida, Daley é ator (fez na Broadway, The Who´s Tommy, as séries Bones, Freaks and Geeks) e trabalhou antes com o parceiro de direção em Férias Frustradas (Vacation, 15 com Ed Helms e Christina Applegate). Goldstein fez os mesmos filmes que ele mas é mais produtor e roteirista, tendo escritor Homem Aranha de volta ao Lar, Quero Matar meu Chefe, Tá Chovendo Hamburger etc. Um detalhe: Bateman estava planejando dirigir este filme mas os autores exigiram fazer uma revisão no script. Reparem como o filme faz referências a Tarantino (Pulp Fiction, Django e certos movimentos de câmera). Foi rodado como quase todos os filmes recentes em Atlanta.

A primeira coisa que impressiona é o ritmo e velocidade das sequências iniciais eletrizantes quando o casal central se conhece, ambos viciados em toda sorte de games e se apaixonam e se casam. Será que isso vai continuar assim? A primeira surpresa é descobrir que Rachel, que eu passei a valorizar de pouco tempo para cá, já tem 40 anos! Em plena forma. E a primeira crise é quando o marido tem dificuldade de gerar um filho! Quem entra em cena é um dos vilões favoritos do momento, Jesse Plemons de Fargo, Breaking Bad, Black Mirror (e faz o vizinho). Outra surpresa, o veterano de séries de TV Kyle Chandler, entra fazendo o irmão de Bateman, com inesperada postura de comédia. O ritmo narrativo não cessa quando aos 21 minutos se anuncia o “murder mistery”, um jogo de assassinato. Entra em cena, sem crédito nos letreiros o ator Jeffrey Wright que se apresenta como sendo do FBI mas logo a seguir o lugar, a casa de Chandler é invadida por dois mascarados que começam a bater nele! E eles vão demorar a descobrir que não é brincadeira, é para valer!

Acho que já é um resumo suficiente para perceber que este não é um thriller de comédia igual aos outros, mas uma boa surpresa (ao menos não me lembro de outro filme tratando da mesma temática e com tantas saídas divertidas, com tiros e socos, mas que não matam muita gente!). Esperto e engraçado, o filme faz é uma diversão muito boa que funciona até mesmo nos letreiros finais, com citações curiosas e uma música pop clássica (Dime Quando Quando Quando...) numa trilha musical oportuna. Divirta-se!

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro