RESENHA CRTICA: A Maldio da Floresta (The Hallow ou The Woods)
Segue a tendncia de lanar filmes de terror, mesmo este aqui com elenco quase desconhecido, que demora a engrenar
A Maldição da Floresta (The Hallow ou The Woods)
Irlanda,16. 97min. Direção de Corin Hardy. Com Joseph Mawle, Bojana Novakovic, Michael McElhatton, Michael Smiley.
Como já comentamos anteriormente, os filmes de terror continuam em plena moda, aqui e lá fora. Chegando mesmo ao cúmulo de lançar aqui esta produção irlandesa com elenco desconhecido (a moça iugoslava radicada na Austrália Bojana ao menos é bonita e esteve em Arraste-me para o Inferno, Demônio, A Pequena Morte e na série atual Westworld ) e um diretor estreante em longa mas que tem uma variada experiência em filmes curtos de efeitos especiais e animação, ate onde sei inéditos aqui.Também esta finalizando a refilmagem de O Corvo! ). Hardy descreve o filme como uma mistura de Sob o Domínio do Medo com O Labirinto do Fauno, influenciada por lendas irlandesas, Alien, Uma Noite Alucinante,e O Enigma do Outro Mundo. O ator principal do filme Mawle esta em Game of Thrones (como Benjen Stark) e o vilão também como Roose Bolton. Era para ser feito em película, mas pelo custo optaram pela digital Alex. Suas premiações: ganhou em Strasbourg e foi escolhido melhor ator e melhor Monstro pela revista inglesa Total Film.
Mawle faz o conservacionista Adams que aceita emprego numa remota floresta, junto com a esposa Clare e o filho ainda bebê. Mas entra em conflito com um agricultor local cheio de tradições e uma floresta cheia de habitantes misteriosos. Na verdade, o filme custa um pouco a engrenar e só com 20 e poucos minutos o protagonista fotografa a primeira criatura, depois é atacado por gente da cidade e o cachorro é o primeiro a se machucar. Logo tentam fugir de carro com o bebê e só uma hora e vinte que acontece o ataque dos monstros, que é interessante (ainda que o final seja meio fraco e não me provocou sustos marcantes). Mas resulta num plano médio. No final o diretor dedica o filme a Ray Harryhausen, Dick Smith, Stan Winston e Leo Hardy que segundo ele os ensinaram a acreditar em monstros!
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.