Capito Fantstico

Em uma floresta no noroeste do Pacfico, nos Estados Unidos, vive Ben (Viggo Mortensen), um homem fora dos padres, que l cria os filhos, no meio da natureza

09/06/2017 18:24 Por Felipe Brida
Capitão Fantástico

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Em uma floresta no noroeste do Pacífico, nos Estados Unidos, vive Ben (Viggo Mortensen), um homem fora dos padrões, que lá cria os filhos, no meio da natureza, longe de qualquer contato com a sociedade, onde prega suas regras, ritos e ensinamentos específicos. Quando a esposa morre, após ficar hospitalizada na cidade grande, Ben leva os filhos para se despedir da mãe, no funeral. Fora da floresta, aquela família será obrigada a enfrentar o verdadeiro mundo real.

Viggo Mortensen recebeu merecidamente sua segunda indicação ao Oscar de melhor ator neste grandioso e criativo filme independente, uma das melhores produções americanas de 2016. Ele faz um pai libertário, que abandonou a cidade para viver de forma primitiva na floresta, onde cria seus seis filhos, de idades bem distintas. Isolados do contato humano exceto da própria família, eles possuem nomes diferentes, uma mistura de apropriação indígena com mitologia nórdica (Bodevan, Kielyr, Vespyr, Zaja, por exemplo) e praticam rituais de passagem para a vida adulta, como comer o fígado de animais que caçam no mato. O pai ensina os filhos na defesa pessoal, treinamentos para escalar montanhas, proteção uns aos outros, todos são expert em caça, plantio e cultivo, com mínimos traços de consumo (como um rádio na cabana onde vivem e livros técnicos). Fechados como um clã, são críticos ferrenhos ao American Way of Life e ao capitalismo. Ele adultiza os filhos, fala abertamente sobre sexo, política, teorias de Física, e no seio do ambiente familiar, as três crianças e os três jovens aprendem e reproduzem, ou seja, o pai desperta neles o senso crítico, de autovigia e autoavaliação para argumentar e refletir qualquer assunto que esteja presente no cotidiano da floresta.

Esta é uma das óticas do filme. Em momento paralelo conhecemos, em diálogos e breves lembranças, a esposa de Ben, a mãe dos seis filhos, budista, que está doente no hospital, sob cuidados da família dela. Quando morre, a mulher deixa um testamento informando que gostaria de ser cremada, mas a família cristã quer enterrá-la, contrariando a vontade também do marido, isolado na floresta. Em razão de antigos atritos, o pai dela (papel austero de Frank Langella) dá o aviso ao genro: não apareça no funeral. Os filhos se revoltam com a morte e querem dar adeus à mãe, e o pai mesmo assim os leva para a cidade. A partir daí o filme sai do enfoque das apresentações da excêntrica família, cria as situações-problema e vira um road movie dramático discretamente cômico, discutindo questões pertinentes a choque cultural, com os filhos conhecendo o mundo exterior da redoma onde viviam, em contato com a vida em sociedade, numa jornada de descobertas e despertares. Para representar o retorno ao útero materno, viajam em um ônibus paramentado com livros, cozinha e dormitórios, apelidado de Steve, no caminho cometem pequenas contravenções, como despistar a polícia e furtar um supermercado, práticas inconcebíveis na cidade, relacionando a forma como o pai cria os filhos a partir de suas verdades e crenças, o que fará questionar seus métodos.

Com coesão e sensibilidade, “Capitão Fantástico” é uma aula de vida, expõe o tema da maturidade, das descobertas e das decisões para o futuro através do laço familiar, com a mensagem: como criamos nossos filhos e que tipo de pais somos ou queremos ser?

Prepare-se para um desfecho inusitado e não usual, aliás, todo o filme é ricamente criativo. Incrível como há bons cineastas no cinema independente, este aqui chama-se Matt Ross, em seu primeiro longa na direção, mais lembrado como ator, de filmes como “A outra face” (1997) e “Psicopata americano” (2000).

O elenco trabalha certinho, em sincronia, com bons atores revelação, especialmente as crianças. Viggo, um caso particular como sempre. Para o papel do pai, mudou-se para Idaho, no centro das Montanhas Rochosas, para aprender técnicas de sobrevivência no mato. Pelo trabalho foi indicado também ao Globo de Ouro e ao Bafta, enquanto o filme ganhou prêmio de direção no “Un certain regard”, em Cannes, e foi exibido em Sundance.

Em DVD pela Universal, sai em boa edição com apenas um extra curto, mas importante - um rápido documentário sobre os bastidores, com entrevistas e cenas das gravações.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Felipe Brida

Felipe Brida

Jornalista e especialista em Artes Visuais e Intermeios pela Unicamp. Pesquisador na rea de cinema desde 1997. Ministra palestras e minicursos de cinema em faculdades e universidades. Professor de Semitica e Histria da Arte no Imes Catanduva (Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva) e coordenador do curso tcnico de Arte Dramtica no Senac Catanduva. Redator especial dos sites de cinema E-pipoca e Cineminha (UOL). Apresenta o programa semanal Mais Cinema, na Nova TV Catanduva, e mantm as colunas Filme & Arte, na rede "Dirio da Regio", e Middia Cinema, na Middia Magazine. Escreve para o site Observatrio da Imprensa e para o informativo eletrnico Colunas & Notas. Consultor do Brafft - Brazilian Film Festival of Toronto 2009 e do Expressions of Brazil (Canad). Criador e mantenedor do blog Setor Cinema desde 2003. Como jornalista atuou na rdio Jovem Pan FM Catanduva e no jornal Notcia da Manh. Ex-comentarista de cinema nas rdios Bandeirantes e Globo AM, foi um dos criadores dos sites Go!Cinema (1998-2000), CINEinCAT (2001-2002) e Webcena (2001-2003), e participa como jri em festivais de cinema de todo o pas. Contato: felipebb85@hotmail.com

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro