RESENHA CRTICA: Capito Fantstico (Captain Fantastic)

Certamente diante a boa repercusso que teve deve estar atingindo as pessoas. A mim, porm, no me atingiu ou conquistou

22/12/2016 00:09 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Capitão Fantástico (Captain Fantastic)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Capitão Fantástico cartaz Poster

Capitão Fantástico (Captain Fantastic)

EUA, 16. 118 min. Direção e roteiro de Matt Ross. Com Viggo Mortensen, George McKay, Samantha Isler, Annalise Basso, Nicholas Hamilton, Steve Zahn, Frank Langella, Missy Pyle,Kathryn Hahn.

Este é um filme surpresa ainda pouco conhecido aqui que ganhou em Cannes este ano, o prêmio de Um Certain Regard, de direção em Deauville, o de público e de júri e Viggo foi indicado ao Cristic´s Choice e também o Independent Spirit, diretor revelação em Karlov Vary, revelação diretor em Punchon, Palm Springs, filme em Roma e Seattle. Viggo alguns lembram se revelou com o épico O Senhor dos Anéis.

Matt é ator, roteirista e diretor de filmes inéditos aqui como 28 hotel rooms, de 2012, com Chris Messina e desconhecidos. Vigo faz Ben que viveu durante anos com os filhos, Bodevan, Kielyr, Vespy, Rellian, Zaja, Nai numa casa rústica nas montanhas do estado de Washington, norte dos EUA. O problema maior acontece quando a mãe da família morre, o avô pede a guarda deles e as crianças se viram com ideias que absorverem com os pais, socialismo e “sobrevivência”. Ele considera a sociedade atual como sendo fascista, em particular as empresas americanas. Como ninguém estará lá para ajudá-lo , o jeito é aprender como se cuidar em todos os aspectos. Por causa disso, que as crianças foram treinadas para ter treinamento físico, sabendo lidar com cortes, machucados, até fraturas, aprenderam a caçar e plantar sua comida. E mesmo alpinismo. Mas não são registradas em escolas o que pode complicar as coisas. Os problemas irão se complicar quando eles vão para a cidade grande...

Embora seja um filme afável, não é exatamente inédito ou original, já se fazem filmes de hippies a mais de 50 anos e basicamente semelhantes. Também há algo na figura de Viggo, que o deixa passivo, sem força, sem garra, sem humor. Não parece presente nem quando as crianças estão em jogo. Certamente diante a boa repercussão que teve deve estar atingindo as pessoas. A mim, porém, não me atingiu ou conquistou.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro