RESENHA CRTICA: Terra Selvagem (Wind River)

Um filme violento, de bastante impacto e com alguns momentos perturbadores

07/11/2017 07:56 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Terra Selvagem (Wind River)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Terra Selvagem (Wind River)

EUA, 2017. 1h47min. Direção e roteiro de Taylor Sheridan.Com Jeremy Renner, Julia Jones, Elizabeth Olsen, Graham Greene, Kelsey Asbille, Tantoo Cardinal, Eric Lange. Rodado em Park City, Utah.

Este é novo filme dirigido pelo atual fenômeno descoberto na última festa do Oscar, onde foi finalista como roteirista, Taylor Sheridan, pelo drama /faroeste moderno, A Qualquer Custo (Hell or High Water), direção de David MacKenzie, mas roteiro de Taylor Sheridan. No elenco, Jeff Bridges, Chris Pine, Ben Foster. É curioso como este filme ganhou prestígio não para o inglês McKenzie, mas o ator e roteirista Taylor, que ficou famoso por causa do roteiro que escreveu para Sicário, Terra de Ninguém (15) e sua participação na série de TV Filhos da Anarquia (como ator). A Qualquer Custo foi indicado ao Oscars de melhor filme, diretor, montagem e coadjuvante Bridges e montagem. Globos de Ouro de filme, coadjuvante Bridges e roteiro. Independent Spirit como coadjuvante Ben Foster. Entre outros menores.

Apesar do sucesso como roteirista e agora diretor, Taylor também continua trabalhando como ator (os inéditos Stage Kiss, Horse Soldiers), mas praticamente tudo que fez foi como participante de séries de TV. E ficou poderoso o suficiente para realizar este filme Terra Selvagem (Wind River, que por sinal é o nome do lugar onde sucede a maior parte da aventura) bastante interessante, rodado numa paisagem gelada perto de Sundance - passando como se fosse Wyoming - e baseado em fatos reais. Durante a filmagem, ele recebeu a visita no set de índios líderes da tribo Shoshone que lhe contaram que naquele momento eles tinham 12 assassinatos de mulheres não resolvidos, na reserva indígena de 6 mil pessoas. Tudo por causa de uma lei de 1978, que não permite perseguir ou prender os não indígenas que cometerem crimes na reserva. Se preso, só uma corte federal pode julgá-lo. Por isso tantos criminosos saem ilesos. Um detalhe: o filme ganhou o prêmio de melhor diretor no mais recente Festival de Cannes. Outro exagero e besteira do Festival que confunde as coisas cada vez mais. Foi também melhor filme e prêmio do público em Karlov Vary. Melhor filme em Nantucket.

O filme é inspirado em alguns casos que parecem reais. Começamos acompanhando Corey um já veterano caçador de animais selvagens, interpretado pelo sempre neutro Jeremy Renner, que é casado com mulher indígena, que ajuda uma jovem agente do FBI, Jane (Elizabeth Olsen) a tentar resolver um caso de assassinato numa reserva. Sempre massacrados pela neve, eles procuram a ajuda dos mais velhos, mas enfrentam a neurose e violência de outros ditos oficiais da lei. É um filme violento, de bastante impacto e com alguns momentos perturbadores. Talvez pela denuncie e o abuso, gostei mais dele do mais rotineiro A Qualquer Custo. Mas é menos comercial.

Na verdade, os filmes possíveis para o Oscar este ano parecem ser menos 1) espetaculares ou 2) sociais. Ou, vai ver, ainda não os conhecemos bem. Este aqui é sério, competente e aborda um tema que raramente discutimos.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro