RESENHA CRTICA: O Dia Depois (Ge-Hu Sang-Soo Hong)

Suponho que haja pessoas que podem gostar deste tipo de filme

13/04/2018 11:13 Por Rubens Ewlad Filho
RESENHA CRÍTICA: O Dia Depois (Ge-Hu Sang-Soo Hong)

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O Dia Depois (Ge-Hu Sang-Soo Hong

Coréia do Sul, 2017. 1h32min. Diretor-e roteirista San Soo Hong. Elenco: Min Hee Kim, Hae hyo Kong, Yunhee Cho, Ki Joa bang.

Selecionado para o Festival de Cannes, foi premiado em Busan como melhor ator e o grande Premio, International Cinephile e concorreu em San Sebatian, Argentina, AFI, Asian Film Awards, Lisboa, Munich, Rotterdam.

Este é um filme difícil, daqueles que a gente chamava antigamente de “arte” em preto e branco, lento, praticamente fechado em poucos sets, e já encontrei gente que achou que ele era comédia. Faz me rir realmente. Ser curto é um remédio. Este é resumo oficial do IMDB: A história de Bongwan, que dirige uma pequena editora em Seoul e está acordando cedo, muito cedo todo dia. Por que isso acontece? Sua esposa pede uma explicação. Mas ele não da uma resposta concreta. A caminho do trabalho ele relembra a mulher que o abandonou há um mês atrás, mas no seu escritório ele encontra Areum, sua nova secretária, jovem e bonita. Sua esposa descobre um poema de amor escrito por ele. Furiosa vai na livraria, mas ataca ao confundir a pobre Areum com a antiga amante do marido.

Suponho que haja pessoas que podem gostar deste tipo de filme. O diretor coreano, formado em Chicago, já fez 21 filmes (também com tal pobreza não é de admirar). E parece que infidelidade e identidades erradas são seus temas favoritos. Cheio de papo furado num mesmo restaurante. O final tampouco ajuda muito. A parte menos aborrecida é justamente num final irônico (que não merece spoiler).

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Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

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