RESENHA CRTICA: Miss Bala (Idem)
Nada de muito novo, mas ao menos se registra um triste fato real
Miss Bala (Idem)
EUA, 2019. 1h33min. Direção de Catherine Hardwicke, escrito por Gareth Dunnet-Alcocer. Baseado num filme mexicano do mesmo nome de 2001. Música de Alex Heffes. Com Gina Rodriguez, Ismael Cruz Cordoba, Aislinn Derbez, Cristina Rodlo, Anthony MacKie, Matt Lauria, Damian Alcazar.
Foi realmente muito sucesso no México e na língua latina esta aventura policial muito particular, que agora foi feita por uma diretora radicada nos EUA (Hardwicke, 1955, dirigiu filmes como Já Estou com Saudades, Plush, muitos telefilmes, A Garota da Caspa Vermelha, Os Reis de Dogtown, Crepúsculo!). Basicamente é um filme para consumidor latinos e por causa disso fez grande sucesso em sua versão de estreia mexicana (nesta aqui já mais conhecida, o reconhecimento tem sido menor e de menor bilheteria). Mas os latinos já pegaram a mão com a violência cotidiana principalmente para as mulheres que sempre são vítimas de bandidos e traficantes, mas nem menos por isso deixam de lutar pela sobrevivência, família e filhos! Observa-se os bastidores das moças envolvidas com traficantes e policias, procurando sempre dinheiro e uma vida decente, nada de muito novo, mas ao menos se registra um triste fato real.
Sobre o Colunista:
Rubens Ewald Filho
Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de ramos Seis de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o Dicionrio de Cineastas, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.